Skip to content

March 31, 2012 -

102

Review: Sony Ericsson Live with Walkman

Sony Ericsson Live With Walkman.

Sony Ericsson Live With Walkman.

O Sony Ericsson Live with Walkman é um smartphone pouco conhecido, mas deveria fazer parte de toda lista de candidatos com boa relação custo-benefício. Enquanto aparelhos de baixo e médio custo trazem especificações sufocantes, com processador operando abaixo de 1 GHz, câmera traseira com baixa qualidade e sem câmera frontal (como Galaxy Ace, Defy e Optimus One), o Live muda o jogo sem perder o preço competitivo, sendo encontrado por menos de R$600,00. Mesmo diante de aparelhos topo de linha, o Sony Live traz recursos diferenciados, como ótima qualidade de áudio, leitor de cartão de memória e botão de disparo para a câmera. Neste review será visto até que ponto as especificações oferecem boa experiência e o que foi sacrificado para oferecer seu baixo custo.

Índice

  1. A Caixa
  2. Especificações
  3. Características Físicas
  4. Desempenho
  5. Armazenamento
  6. Recursos Gerais
  7. Mapas e Navegação
  8. Aplicativos
  9. Conectividade
  10. Multimídia
  11. Bateria e Gerenciamento de Energia
  12. Avaliação Geral
  13. Conclusões

A Caixa

A caixa do Sony Ericsson Live.

A caixa do Sony Ericsson Live.

A caixa do Sony Live fica longe da boa apresentação de outros aparelhos analisados no blog, justificando em partes o custo menor. É uma caixa de corpo único, sem a habitual tampa removível, entregue com acabamento externo já desgastado, mostrando sua fragilidade, e com má organização interna dos itens. Até mesmo o gosto de abrir a caixa e ver o aparelho foi tirado, já que ele fica coberto por um saquinho não transparente, ao menos justificada pelo material ecologicamente correto.

Os acessórios são dispostos sem cuidado com a apresentação. Nem todos os itens são embalados e os fios não estavam uniformemente enrolados. O conteúdo entregue é formado por:

  • Aparelho;
  • Bateria de 1200 mAh;
  • Fone de ouvido;
  • Carregador de viagem;
  • Cabo USB para sincronismo;
  • Manual.

O carregador segue o antigo formato que aumenta o espaço necessário para transporte. O fio é preso ao carregador, ao invés de aproveitar o cabo USB. De certo modo, isso pode ser bom para se ter um cabo de sincronismo  para usar em outros aparelhos, mas o conjunto ganha mais volume para quem precisa de carregador de viagem e do cabo de sincronismo.

Conjunto entregue na caixa do Sony Ericsson Live with Walkman.

Conjunto entregue na caixa do Sony Ericsson Live with Walkman.

Apesar de um certo desleixo com acabamento e organização, além da ausência de itens interessantes (ex.: cartão de memória e capa de proteção), o conjunto entregue permite que donos mais cuidadosos tenham o básico de proteção até que se compre película e capa de boa qualidade. O saquinho de tecido serve para proteger o aparelho guardado em bolso ou bolsa, enquanto a película aplicada sobre a tela pode ser usada de forma paliativa.

Especificações

Informações Básicas
Nome Sony Ericsson Live with Walkman
Android
Versões do SO Android 2.3 (atualização p/ Android 4 na versão internacional)
Interface Android modificado + Timescape
Conectividade
Redes GSM/3G Quad-band GSM: 850, 900, 1800, 1900
Quadri-band HSPA: 800, 850, 1900, 2100
Suporte a ligações pela Internet (VoIP/SIP) Sim
Bateria
Tipo Li-Polymer 1200 mAH
Tempo de Conversação 14 horas e 15 minutos
Tempo em Standby (máx) 35 dias
Tempo de reprodução de música (máx) 17 horas e 30 minutos
Armazenamento e Memória
Armazenamento Removível Cartão micro-SD de até 32 GB
RAM 512MB
Armazenamento Interno 320 MB
Conectividade
WiFi 802.11 n/b/g
Bluetooth Bluetooth 2.1+EDR
NFC Não
Infravermelho Não
Serviço de Localização A-GPS e GLONASS
Tamanho e Peso
Dimensões 106.0 x 56.0 x 14.2 mm
Peso 115 g
Tela
Tamanho da Tela 3.2″
Resolução da Tela 480×320 pixels
Touch screen Sim
Tecnologia TFT com resistência contra riscos
Hardware
Processador 1 GHz Qualcomm 8255 processor Snapdragon (1 core)
GPU Adreno 205
USB USB 2.0
Áudio / Fone de Ouvido 3.5mm
Rádio FM Sim
TV Digital Não
Teclado Físico Não
Acelerômetro Sim
Giroscópio Sim
Câmera
Principal 5.0 megapixels
Características Flash LED
Auto Foco
Grava Vídeo em 720p
Zoom Digital de 8x
Fotos 3D e Panorâmicas
Secundária VGA
Características Adicionais
Aplicativos Aplicativos Sony

  • Timescape
  • TrackID Music Recognition
  • Google Gallery 3D
  • OfficeSuite

Aplicativos Google

  • Android Market
  • Gmail
  • Google Maps com Navigation
  • Google Talk
  • YouTube
  • Outros aplicativos Google instaláveis pelo Android Market
Bússola Digital Sim
Sensores Proximidade e Luz
Compatibilidade Java (J2me) Não

Características Físicas

Construção

A construção do aparelho mantém claro o custo baixo (nesse caso, com razão — entendeu Samsung e sua linha Galaxy high end?). Os principais materiais são plástico liso e borracha. Esta, apesar de contribuir para a robustez do aparelho com a redução de marcas e melhor absorção de impacto, acaba gerando acúmulo de sujeira, perdendo em pouco tempo a cor preta original. A limpeza resolve, mas também pode provocar o desgaste do material ao longo do tempo.

Sony Ericsson Live with Walkman.

Sony Ericsson Live with Walkman.

O Sony Live é pequeno, mas largo, com dimensões  106.0 x 56.0 x 14.2 mm. Seu peso, de 115.0 g, é quase todo de responsabilidade da bateria. Apesar de existir uma disputa entre os fabricantes para conseguir o smartphone mais fino, a grossura maior do Sony Live contribui para uma boa empunhadura, já que seu tamanho é reduzido.

Parte de trás do Sony Ericsson Live, com dois alto-falantes, câmera e flash.

Parte de trás do Sony Ericsson Live, com dois alto-falantes, câmera e flash.

Seu design, de um modo geral, é semelhante aos aparelhos pequenos da linha Xperia, também da Sony. A predominância do preto, com detalhes em verde e prateado, forma um visual bonito e discreto. Para os que preferem algo mais chamativo, há uma versão branca com detalhes vermelhos.

Detalhes das letrais do Sony Ericsson Live.

Detalhes das letrais do Sony Ericsson Live.

A entrada USB fica em uma posição pouco convencional, no canto esquerdo, deixando a parte de baixo apenas com entradas de áudio e presilha de segurança, tendo o restante coberto com plástico liso. Do lado direito estão os botões para aumentar e diminuir volume e o sempre bem-vindo botão para câmera. No canto superior há dois grandes botões, um para a tecla de travamento/power e outro para a ativação do recurso de reprodução de áudio. Além dos botões, há uma entrada para fone de ouvido de 3 mm, próximo a detalhes na cor verde, dando ao aparelho um aspecto mais  jovial/esportivo.

Detalhes das partes de cima e de baixo do Sony Ericsson Live.

Detalhes das partes de cima e de baixo do Sony Ericsson Live.

A parte da frente é composta pela tela e, na parte inferior, por dois botões capacitivos (voltar e menu) e um físico (home). Na parte superior, há câmera frontal,  dois sensores de proximidade,  sensor de luminosidade, LED de notificações e alto-falante. O LED de notificações, como sempre faço questão de enfatizar, é importante para mostrar para o usuário que ocorreu algum evento importante, sem depender do alerta sonoro, geralmente emitido brevemente e com grande chance de ser ignorado. A parte de trás possui dois alto-falantes em cantos opostos, LED com função de flash e câmera. As logos da extinta Sony Ericsson e da linha Walkman adornam a tampa.

Tela

O Sony Live tem tela modesta de 3.2”, com resolução 480 x 320 pixels (180 ppi) é capaz de reproduzir cerca de 16 milhões de cores.  O brilho máximo não é muito forte e prejudica o aparelho quando visualizado sob luz do Sol. Apesar de ficar aquém aparelhos topo de linha, o Live fica no nível de concorrentes como Samsung Galaxy Ace, LG Optimus One e Motorola Titanium.

A sensibilidade da tela cumpre bem a função e pode reconhecer até 4 toques simultâneos, o que chega a ser um exagero considerando seu tamanho. O recurso de haptic feedback oferece boa resposta aos toques feitos, procurando simular a resposta que um botão físico traria. Para completar, a tela possui proteção contra riscos, mas não há uma tecnologia de referência empregada.

Detalhes da tela do Sony Ericsson Live.

Detalhes da tela do Sony Ericsson Live.

Mesmo sendo uma tela de nível médio, ela oferece uma visualização boa para um telefone, permitindo leitura confortável de mensagens, conteúdo de redes sociais e jogos que não possuem elementos gráficos muito detalhados e nem necessidade de interação com objetos pequenos. Para assistir a filmes, jogar ou visualizar páginas Web, o conforto é um pouco sacrificado, mas é possível melhorá-lo quando há opções de ajuste de tamanho do conteúdo.

Mapa do aparelho

Mapa do Sony Ericsson Live with Walkman - Retirado e adaptado do manual do aparelho.

Mapa do Sony Ericsson Live with Walkman - Retirado e adaptado do manual do aparelho.

Desempenho

Considerando a faixa de preço do aparelho e seus competidores, o Sony Live impressiona. Ele possui SoC Qualcomm MSM8255 com processador Scorpion de 1 GHz e GPU Adreno 205. Aparelhos como Sony Xperia Play e  HTC Desire HD possuem esse mesmo conjunto, enquanto o Nexus One (cuja semelhança o @panaggio observou bem), já fica uma geração atrás. Com relação à quantidade de memória RAM, estão disponíveis 512 MB.

Além das especificações serem interessantes e conferirem bom desempenho ao dispositivo, a resolução baixa da tela contribui para evitar processamento a mais com gráficos. Como resultado, o aparelho tem ótima fluidez e consegue fazer efeitos e transições sem travamentos.

Em jogos como Angry Birds Rio, Angry Birds Space, Air Attack HD e Fruit Ninja, que não são os mais exigentes graficamente, é possível ter boa execução na maior parte do tempo. Em alguns raros momentos, foi notada lentidão, mas com posterior recuperação da fluidez normal.

Benchmark do Sony Ericsson Live: Quadrant e SmartBench.

Benchmark do Sony Ericsson Live: Quadrant e SmartBench.

Os resultados obtidos com a execução de aplicativos de benchmark foram:

  • Quadrant: 1364
  • Smartbench: 719/1765 (produtividade/gráfico)

Quando analisado com os mesmos aplicativos, o Nexus S conseguiu respectivamente 1404 e 808/2437. Considerando que ambos  os aparelhos foram lançados com menos de 1 ano de diferença e que o aparelho da Google continua cerca de R$300,00 mais caro, é uma demonstração considerável de desempenho.

Armazenamento

A memória interna do aparelho é limitada. São 320MB de espaço que permitem guardar os principais aplicativos e conteúdos. Para ir além desse limite, é possível usar cartão de memória micro SD de até 32GB.

A possibilidade de uso de cartões é importante, porque permite que sejam instalados programas em armazenamento externo. Além disso, a expansão permite ao usuário aproveitar o potencial do aparelho para capturar fotos e reproduzir músicas.

Recursos Gerais do Sistema

O Sony Live não traz muitas adições ao Android. Estão disponíveis aplicativos para gerenciamento de e-mails, contatos, calendário, alarmes e mensagens. Há recursos para acessar o registro de ligações, realizar conversas pelo Google Talk,  obter informações de clima, ler notícias e executar pesquisas, tanto por texto quanto por voz.

Teclado

Teclado virtual do Sony Live.

Teclado virtual do Sony Live.

O dispositivo possui apenas teclado virtual. Como a tela do aparelho é pequena, o tamanho do teclado ocupa boa parte da tela e, ainda assim, pode ser pequeno para quem tem dedos largos. O teclado não difere muito do oferecido por padrão pelo Android, apenas tem uma cor clara e muda a disposição de recursos de configuração.

Com o aparelho em modo paisagem, o teclado cobre a tela inteira e deixa um pequeno campo para apresentar o que foi digitado, algo padrão no Android. No modo retrato, ocupa 50% da tela.

Navegação Web

A navegação na Web é comprometida pelo tamanho da tela e de sua resolução. Enquanto smartphones maiores costumam permitir a visualização de 2 ou 3 colunas de sites como a globo.com, o Sony Live permite apenas 1, quando usado em modo retrato. Assim, a visão do usuário fica limitada e exige mais trabalho para conseguir uma visualização completa de todo o conteúdo.

Navegação Web em modo retrato.

Navegação Web em modo retrato.

Em modo paisagem, a situação melhora. Em geral, todo o conteúdo horizontal das páginas pode ser visto, permitindo, ainda, um ajuste melhor do conteúdo em si com o aumento do zoom.

Navegação Web em modo paisagem.

Navegação Web em modo paisagem.

 

Além dos ajustes do tamanho do conteúdo e do posicionamento do aparelho, é possível obter formas mais confortáveis de leitura e visualização. A versão móvel dos sites se adapta bem à tela, ainda que deixe o conteúdo menos rico. Outra opção é usar aplicativos como o Readability para que o conteúdo seja extraído e exibido de forma mais adequada.

 

Aparência

Como de costume, a Sony fez modificações na interface do Android. Apesar de eu preferir a interface pura, as modificações feitas foram importantes para aproveitar melhor o espaço da tela. Nesse sentido, a maior contribuição foi a inclusão de 4 “pastas” nos vértices da tela, aproveitando um espaço que o Android costuma ignorar.

Área de trabalho e uso de pastas.

Área de trabalho e uso de pastas.

A inclusão de temas facilita a mudança da aparência geral do sistema. Apesar da boa possibilidade de modificação, a Sony incluiu apenas mudanças na cor geral, com temas para a cor azul e vermelha.

Escolha do tema da interface (à esquerda) e exemplos de widgets (à direita).

Escolha do tema da interface (à esquerda) e exemplos de widgets (à direita).

Além disso, vários widgets presentes oferecem opções de controle de recursos do sistema (GPS, Wi-Fi, uso da rede móvel, brilho e Bluetooth), clima e relógios. Esses recursos de interface podem ser espalhados pelas diferentes áreas de trabalho, oferecendo uma boa personalização e distribuição do conteúdo.

Time Scape: aplicativo com exibição dinâmica de contatos e mensagens de fontes variadas.

Time Scape: aplicativo com exibição dinâmica de contatos e mensagens de fontes variadas.

Outro recurso disponível é o Timescape, um aplicativo que facilita a navegação por mensagens, contatos, Twitter e Facebook. A navegação é semelhante a uma pilha de fichas, pelas quais se pode navegar com boa velocidade e um visual bonito.

Atualizações do Sistema

Uma das principais preocupações de aparelhos com Android é com relação à atualização. O Live With Walkman foi lançado com o Android 2.3, o que gera a expectativa pelo recebimento de, pelo menos, uma versão nova do sistema da Google.

Internacionalmente, a Sony fez a confirmação de que o aparelho será atualizado para a versão Ice Cream Sandwich. No Brasil, a confirmação foi feita para a linha Xperia, mas não se falou no Sony Live. Apesar da ausência do aparelho na lista, a atualização pode acontecer, seja oficialmente com a versão nacional, ou com o uso da versão internacional, caso o usuário esteja disposto a fazer o processo. A semelhança no hardware da linha Xperia lançada em 2011 reforça essa possibilidade.

Mapas e Navegação por GPS

Sinal recebido por satélites GPS com o Sony Live.

Sinal recebido por satélites GPS com o Sony Live.

Além do Google Maps, do Latitude e do modo de Navegação, analisados anteriormente, o Sony Live disponibiliza o WisePilot, um programa de navegação por mapas que oferece recursos variados, dentre os quais busca por lugares, rotas, guias, informações de clima e câmeras de tráfego.

Além de receber sinal de satélites GPS, o aparelho conta com GLONASS, mas o sinal recebido não está entre os melhores testados. Apesar de ter achado 2 satélites mais rapidamente do que o Galaxy Note e de apresentar recebimento mais forte de sinal, não se conseguir achar outros satélites. O Galaxy Note, na mesma área, demorou um pouco mais, mas conseguiu achar vários satélites.

Em um teste mais longo, com os dois aparelhos em frente à janela, o Sony Live conseguiu achar 6 satélites e usar 5. Enquanto isso, o Galaxy Note achou e usou 12 satélites GPS.

Aplicativos

De forma geral, os aplicativos instalados no aparelho valorizam a experiência multimídia, permitindo modos de tirar e exibir foto, identificar música, fazer a reprodução de áudio e vídeo. Além deles, os habituais serviços da Google estão disponíveis, como mecanismo de busca, Google Talk e Google Maps.

Aplicativos disponíveis no Sony Ericsson Live with Walkman.

Aplicativos disponíveis no Sony Ericsson Live with Walkman.

Um dos aplicativos pré-instalados é um visualizador de documentos do MS Office, o Office Suite. O aplicativo consegue ler bem documentos PDF e até de versões mais recentes da suite da Microsoft, mas infelizmente não consegue ler do Livre Office. Além de ser limitado por permitir apenas a visualização, outro fator compromete sua eficiência: a exibição do conteúdo e transição entre páginas e slides é lenta. Considerando o bom hardware do aparelho, é provável que a limitação seja do cartão de memória e do próprio aplicativo, o que deve fazer valer a pena um investimento em outra versão.

Conectividade

No que diz respeito à conectividade, o aparelho se sai bem.  Suporta as frequências GSM 850, 900, 1800, 1900 e 3G 800, 850, 1900, 2100, livrando o usuário de problema de conectividade no Brasil (ao menos se as operadoras fizeram bem seu serviço). A versão do Bluetooth é a antiga 2.1, mas permite o uso variado de acessórios, incluindo fones bluetooth com suporte a A2DP. Com relação ao Wi-Fi, há suporte para os padrões 802.11 nas versões b/g/n.

O compartilhamento de conexão pode ser feito tanto por USB quanto por Wi-Fi, padrão no Android 2.3. No caso do USB, o usuário pode compartilhar tanto a conexão recebida pela rede GSM quanto por Wi-Fi para fazer com que o smartphone sirva como modem para o computador, tendo a bateria recarregada enquanto fornece os dados.

Com o uso de USB, o aparelho pode compartilhar o cartão de memória como pendrive, facilitando a troca de arquivos com computadores. Além disso, tem software de sincronismo e modo USB OTG, com o qual é possível usar acessórios USB, desde que se tenha um adaptador microUSB -> USB . Foram testados mouse, teclado e joystick com sucesso. O único inconveniente achado foi com relação ao teclado, que não pôde ser configurado para usar layout com acentuação.

Multimídia

Apesar de pequeno, o Sony Live tem um bom potencial no quesito multimídia. Além do ótimo áudio e da boa câmera, descritos nas seções subsequentes, o aparelho conta com recurso de DLNA para a reprodução de mídia pela rede. Além disso, vem com os recursos que o Android oferece para a visualização e fotos, vídeos no You Tube e outros recursos melhorados pela Sony.

Áudio

A reprodução de áudio do aparelho é um dos grandes destaques. O som, em bom volume e qualidade, é de fazer inveja a aparelhos de faixas bem superiores de preço, como o Galaxy Note. Além do hardware contribuir para a experiência, há recursos de ampliação do som, equalização e filtro de áudio, com o xLOUD Experience,  o que melhora os resultados.

Complementando a opção de áudio, o player também é bem trabalhado. Fornece as opções básicas de reprodução e organização de músicas, e também opções de uso de extensões para encontrar vídeos de músicas, informações de artistas na Wikipédia e pesquisa de letras das músicas.

Reprodução de música no Sony Ericsson Live.

Reprodução de música no Sony Ericsson Live.

Caso o usuário ouça uma música que não conheça, o aplicativo TrackID consegue fazer o reconhecimento em poucos segundos. Assim que a identificação é feita, são mostradas informações sobre a música, o artista/grupo que a gravou e opções de compra.

TrackID: reconhecimento de músicas.

TrackID: reconhecimento de músicas.

Outro recurso disponível é a recepção de sinal de rádio FM. Como de costume, é preciso que o aparelho esteja ligado a um fone de ouvido para conseguir fazer a recepção do sinal. O aplicativo tem um atalho conveniente para o TrackID, permitindo que uma música transmitida pela rádio possa ser reconhecida.

Vídeo

Reprodução de vídeo.

Reprodução de vídeo.

A tela do Sony Live não contribui muito para a função de reprodução de vídeos. Ainda assim, para aqueles que esperam realizar essa atividade, é possível conseguir reprodução de vídeos em resoluções de até 720p. A tentativa de executar vídeos em 1080p faz com que o áudio seja bem executado, mas a imagem fique defasada.

Como a resolução do aparelho é de 480×320, é possível assistir a vídeos de baixa e média qualidade sem que os defeitos fiquem visíveis. Com isso, aproveita-se para economizar em espaço de armazenamento e bateria (com menor processamento gráfico).

Para ter um suporte amplo a formatos e codecs de vídeo, é preciso apelar para players alternativos disponíveis no Google Play. O aparelho suporta os formatos de codificação H.263 Profile 0, Profile 3 Level 70; H.264 High Profile Level 3.1; MPEG-4 Visual Simple Profile, Advanced Simple Profile Level 6 e os formatos  3GPP e MP4.

 

Câmera

A câmera traseira é uma das boas surpresas do aparelho. O sensor é de 5 MP e é acompanhado por um LED básico de para iluminação (ok, esta não é parte da boa surpresa).

Alguns dos recursos configuráveis da câmera.

Alguns dos recursos configuráveis da câmera.

A câmera é cheia de recursos, com disparo automático, marcações geográficas,  estabilização de imagem e captura de fotos panorâmicas e até 3D. O zoom digital é de até 8x e a gravação de vídeos pode ser feita em 720p. Para completar, a existência de um botão físico para disparo torna a captura mais fácil e prática.

Foto tirada com boa iluminação.

Foto tirada com boa iluminação.

 

Recorte de trecho da imagem anterior com tamanho original.

Recorte de trecho da imagem anterior com tamanho original.

 

Foto panorâmica capturada com o Sony Live.

Foto panorâmica capturada com o Sony Live.

A qualidade das fotos, como esperado de um celular, não é a melhor, mas pode render bons resultados sob uma boa iluminação. Quando esta é baixa, os ruídos ficam nítidos mesmo sem ver a imagem em 100% de seu tamanho.

Bateria e Gerenciamento de Energia

A bateria do Sony Ericsson Live.

A bateria do Sony Ericsson Live.

A capacidade da bateria do Sony Ericsson Live é equivalente à de aparelhos Android de baixo custo, 1200 mAh. Apesar de topos de linha terem algo entre 1500 e 2000 mAh, com exceções como o Galaxy Note e o RAZR MAXX, a autonomia do dispositivo não é muito comprometida porque a tela é pequena e tem uma resolução baixa, reduzindo a energia para iluminá-la e diminuindo o processamento gráfico exigido.

De acordo com a Sony, a autonomia do aparelho deve ser de:

  • 14 horas de tempo de conversação;
  • 35 dias em stand by;
  • 17 horas e 30 minutos de reprodução de áudio.

Na prática, o que se tem é o comum a smartphones Android: um dia de autonomia com o aparelho sendo usado de forma moderada. Se for usado sem acesso à Internet por 3G e com uso esporádico, praticamente como um celular convencional, é possível chegar a dois dias de uso.

 

Avaliação Geral

Pontos fortes

  • Custo-benefício: melhor conjunto oferecido por menos de R$600,00;
  • Câmera frontal: presente, mesmo que seja comum faltar em aparelhos de baixo e médico custo;
  • Câmera:  com bons recursos e qualidade, considerando a faixa de preço do aparelho;
  • Desempenho: permite fazer bem a maior parte das tarefas, devendo apenas na exibição de filmes FullHD e em jogos de alta complexidade gráfica;
  • Som: com ótimo volume e qualidade.

Pontos fracos

  • Tela: é pequena, com baixa resolução e pouco brilho. Sacrifica o conforto para jogar, assistir a filmes e navegar na Web;
  • Construção: com muito plástico e com facilidade para juntar sujeira.

 

Conclusões

O Sony Live é certamente uma boa opção para quem quer comprar um smartphone sem pagar o custo de um aparelho topo de linha, seja pelo preço ou pelo que oferece. O maior empecilho para a sua aquisição deve ser o tamanho reduzido da tela, o qual pode comprometer o uso prolongado e o conforto para se jogar, acessar sites e fazer leitura. Se suas necessidades estiverem relacionadas ao uso para se comunicar, ouvir música, tirar fotos e obter facilidades com o uso esporádico de aplicativos, a escolha será acertada.

Posts Relacionados

  • Zamtrax

    Acredito q o Orlando tá querendo é milagre….e não um celular néh.
    Pesquisei muito antes de comprar…..li este tutorial tb antes de adquirir
    Só devo agradecer aos colegas q aqui deixaram suas experiências com o cEl
    Comprei o danado!…..adorei!
    Cumpre o q promete e muito mais!
    Realmente o visor é pequeno….mas isso eu já sabia.
    Agora uma coisa é certa….perante vários. Celulares como o Samsung galaxy ace……ele dá de 10!
    O processador é mais potente q muitos aí……dando como exemplo o Samsung galaxy ace novamente, que tem um processador de 800MHz…….o live tem 1 GHz carai.
    Pelo preço tá mais q bom……TA EXCELENTE !
    Adorei o cEl…..valeu aos camaradas aqui do site.
    Comprei o cEl certo!

  • FABIANO FERRAZ

    olá sou FABIANO FERRAZ – BAHIA < GOSTARIA DE SABER SE O LIVE DISPONIBILIZA DE AGENDA DE ANIVERSÁRIO ? JÁ COMPREI, NA KABUM… MAS NAO RECEBI AINDA… MAS COM CERTEZA AMANHÃ JA ESTAREI COM ELE! VLW

  • Marcelo

    Legal muito bem detalhado, mas deixando p lá a embalagem e outros defeitos de embrulho, vamos ao que importa mesmo, reparam q a maioria da linha sony tem memória baixa e vc usa o cartão de memória? de 2 a 32 gigas! isso foi pouco explorado aqui e em outros sites parece segredo de estado, eu testei vários celulares (lg, motorola e samsung) , e posso afirmar o sony ganha todos n critério jogo e aplicativos android! pq ? vc pode descarregar direto no cartão de memória! sim isso mesmo, o cartão é p economizar a interna, não juntar p aplicativos do market, q adianta um cel top $$$ se vc não pode usar o cartão de memória só a interna e geralmente 8gigas ? quem tem grana compra um g3? 1999,00 e mesmo assim 16gigas!  pode tentar colocar micro sd 16, 32…não aceita, sony continue assim pq aconteceu comigo eu mostro: 8-1 sistema, -1.5 aplicativos, -0,5reservado = 5gigas p usar  jogos legais: batman -1,8 futebol -1 corrida de carros -1 uns 2 de rpgs -1 músicas e alguns videos -0,5?? vixi acabou. Agora com sony: 32 gigas pelo q vi dos aparelhos sobram 26gigas…ai sim…vamos nessa jogos, aplicativos, músicas, video etc.. oque matou foi a sony não liberar processadores de dual 1.5 e outros dual,  p essa safra de celulares “xperia”, obs.: não adianta tentar passar p cartão de memória usando a transferência do android, ele só passa uns mb ou kb não passa gigas não! os fabricantes informam q tem direitos autorais e fizeram acordo com a turma dos jogos e aplicativos(até parece q todos vamos roubar). sony é sony. it’s a sony vale ou não vale? “a mais tem outros que fazem isso!” com 1 ghz ou 1.2ghz ? não! lamento!  sony live 409,00 casa e video. sony xperia mk16 599,00 ponto frio ambos com 1ghs bom! 02/11/2012.

  • Marcelo

    se embrulhar galaxy 3, atrix, lg 3d etc…com um jornal eu aceito.

  • Fabiano Ferraz

    olá sou FABIANO FERRAZ – BAHIA < GOSTARIA DE SABER SE O SONY ERICSSON LIVE DISPONIBILIZA DE AGENDA DE ANIVERSÁRIO ?PQ NÃO TOU CONSEGUINDO!!! E PQ TÁ DESCARREGANDO EM MENOS DE 24 hs???

    • eliseu

      a bateria realmente dura pouco, smartphones foram feitos para ter configurações parecidas com computadores, e como a bateria de um notebook a do smart tambem não dura muito, mas vc pode economizar energia desligando algumas coisas tais como, internet, bluetooth, trafico de dados, alem de diminuir o brilho.

  • Caio_pompeia_2

    Sou um Apaixonado por celulares, tenho outro  o Galaxy… Uso ambos tanto com a função Basica de “cel” como para jogos…

    Vamos lá… O Live Walkman da pau em muito cel de custo muito maior… se vc tiver um pouco de experiencia com celulares e saber fazer root , vc pode usar alguns programas como o titanium, link2sd, Chainfire3d, Root Explore…  Com isso vc pode alterar o modelo do seu cel  e jogar Jogos como o Modern Combat3… dividir seu micro sd de 32gb vc separa 1gb e usa ele como memoria interna… assim c deixa seu cel muito mais rapido… e tbm podendo mudar de Quallcom para powervr hehehe  Resumindo é um dos melhores aparelhos que tive… nota 1000

  • Marceloemena

    boa tarde ,
     como eu faço para sai da conta do gmail ?

    • Johnny_liedmann

      Configurações > Contas e Sincronização > Toque no e-mail da conta a ser removida >
      Abra o menu > Toque em remover conta.

  • Marcelo

     boa tarde . Como eu faço para sai da conta do gmail ?

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100001866992387 Arthur Quintino

    Cara, eu estou em uma dúvida grande entre o live walkman, o tipo dual e o miro (lembrando que o tipo dual e o miro só estão disponíveis à venda pelo mercado livre)

  • http://www.facebook.com/vinicussouza Vinicius Souza

    eu adquiri um hoje e já estou fazendo o upgrade dele para o 4.0.4, de começo achei a performance dele muito boa ágil e direto, mas eu só suspeito, meu primeiro aparelho foi um w800i laranja e durou 10 anos, ele ainda funciona só encostei por estar defasado  mas e um ótimo aparelho e eu uso a mesmo bateria que dura 6 dias comigo. vamos ver agora o que tenho novo eu sempre defendi os aparelhos da sony e acredito que não vou me decepcionar. e muito boa sua analise está de parabéns.

  • WellingtonBlade

    Olá, eu estava a procura de um Celula bom e barato. Sempre gostei dos cel da Sony Ericsson, Fazendo uma pesquisa na internet achei esse Review Sony Ericsson Live with Walkman. Gostei dos comentários etc. Comprei o cel e não me arrependo. Muito melhor que Galaxy Acer, Y etc… veio com a versão do Android 2.3 e no mesmo dia que recebi o aparelho atualizei para o 4.1. Meu primeiro Android e tenho certeza que Fiz uma ótima compra custo e benefício, graças ao comentário de vcs aqui. GRANDE ABRAÇO A TODOS!!!!!

  • Estefania_menegueli

    gostaria de saber se ele é resistente,pois eu sou bem desastrada e tenho um filho de 2 anos então ja viu neh,eu estou na duvida entre ele e o defy plus q é a prova d’agua e etce  e tbm tem processador de 1ghz!!! alguem pode me ajudar!!!!

    • eliseu

      pelo menos comigo, quanto a resistencia, ele mostrou desempenho. ja o deixei cair varias vezes de uma altura de mais ou menos 1,5m e ele não deu problema somente pequenos arranhoes na laterais.

  • junior

    Boa tarde, gostaria de saber se tem como inserir fontes diferentes no celular já que ele não tem opção de mudança de fontes?

  • http://www.facebook.com/JunyorCoke Jamerson Júnior

    Impressão minha ou a cada explicação do celular nesse post, ele dava uma alfinetada?

    Hahahaha’

  • Wire

    olá.
    tenho um sony ericsson xperia walkman live.
    fiz uma viagem e tirei varias fotos, no celular elas estavam ótimas, dava gosto. quando passei para o computador ficaram pequenas e a qualidade foi fortemente reduzida.
    gostaria de obter ajuda.
    muito obrigado desde já!

  • Sr Limajonatan

    Por R$ 500,00 , ele é fantástico.  Sempre tive Sony Ericsson e não me arrependo a cada compra.(minto: comprei um W100 para minha esposa e quase o quebrei de raiva.) mas o meu Z530 e o Z750 foram ótimos. Comprei esse Live Walkman e não me arrependi.

  • Dâniel

    Nunca me arrependi de ter esse aparelho, é excelente… e sou um usuário muito exigente.  Mas não sei porque as pessoas gostam de criticar tanto o aparelho. :/

  • Anderson

    Oie gostaria de saber se a maioria dos Aplicativos do Market pode ir para o SD(Memoria Externa), já que a Memoria Interna dele é pequena
    Obrigado

  • Daniel

    Olá, por favor me responda muito rápido.
    Eu tenho o Walkman.
    E amanhã talvez vou comprar um galaxy tab 2. Eu e meu pai ficamos indignados que a versão do aparelho com 3g é quase $400 mais cara do que a sem 3g.
    Então, chegando em casa agora, comecei a pesquisar e descobri que é possível compartilhar a 3g do Smartphone com o Tablet (achei um tutorial aqui mesmo). Gostaria de saber se o Walkman consegue fazer isso, não estou com o tablet comprado ainda para testar… Só sei que o galaxy tab aceita 3g compartilhada… mas o Walkman consegue compartilhar via Bluetooth? Grato.
    Se quiser me responda por e-mail: danielvergilio@yahoo.com.br

  • Natalia

    Olá, tenho smartphone e acidentalmente meu filho mudou o idioma, como voltar para o portugues uma vez que não entendo o idioma para o qual ele mudou.