Skip to content

February 18, 2012 -

102

Qual escolher: Galaxy X ou Galaxy S2?


Qual escolher: Galaxy X ou Galaxy S2.

Qual escolher: Galaxy X ou Galaxy S2.

Com o lançamento do Galaxy X (a versão nacional do Galaxy Nexus) no país, os brasileiros finalmente terão a oportunidade de ter um Google Device sem depender de importação. Contudo, tendo o Galaxy S2 como uma opção já estabelecida no mercado e com recursos semelhantes, com perdas e ganhos, devem aparecer dúvidas sobre qual deles escolher.

Para facilitar o processo de escolha, neste post serão analisadas as características do Galaxy X e do Galaxy S2 a fim de ressaltar as diferenças entre ambos. As informações apresentadas são o resultado do estudo das especificações, informações da Web e dados coletados diretamente nos aparelhos (com ajuda do @caferrari, fazendo testes no Galaxy S2). Para explicar as diferenças, será usado nosso tradicional método: como matar um leitor de tédio usando 10 tabelas — agora tentando fazer isso com “apenas” 9. :)

Características Gerais

 

Aparelho Galaxy X Galaxy S2
Dimensões 135.5 x 67.9 x 8.9 mm 125 x 66 x 8.5 mm
Peso 145.5 g 116 g
Tela 4.65″ Super AMOLED HD (1280 x 720)
~316 ppi 
10(+) pontos simultâneos
4.27″ Super AMOLED Plus (480 x 800)
~217 ppi
10(+) pontos simultâneos
Teclado Virtual – Android Virtual – Android
Swype
Botões Power/Lock
Aumentar e Diminuir Volume
Botões Virtuais: tarefas, menu e voltar
Power/Lock
Aumentar e Diminuir Volume
Botão Home
Botões capacitivos: menu e voltar
LED de Notificações Sim – 3 cores Não
Frequência de Operação GSM: 850/900/1800/1900  MHz
HSDPA: 850/900/1700/1900/2100  MHz
GSM:850/900/1800/1900  MHz
UMTS: 850/900/1900/2100 MHz
Transferência de Dados HSDPA, 21 Mbps; HSUPA, 5.76 Mbps HSDPA, 21 Mbps; HSUPA, 5.76 Mbps

 

Galaxy X

Galaxy X

O material do Galaxy X continua sendo plástico, mas agora não há a aparente fragilidade que o Nexus S passava. A parte de trás é texturizada e o restante do corpo é feito com um material liso e fosco. De perfil, o aparelho tem uma forma curva, com um aumento constante da grossura do topo até o fim, destoando apenas em sua base. Para tornar sua construção geral mais sofisticada, há apenas 3 botões físicos no aparelho (Power e Aumentar/Diminuir Volume), tendo a parte da frente toda coberta pelo vidro que protege a tela. Os botões deixaram de ser capacitivos (como no Nexus S) e passaram a ser parte do software, incorporados na própria interface.

Galaxy S2.

Galaxy S2.

Já o Galaxy S2 tem a tampa traseira texturizada como a do Galaxy X, mas as laterais têm um material plástico reluzente, que apesar de dar mais elegância ao conjunto, aparenta torná-lo frágil. O aparelho tem um formato retangular e, como o X, possui um aumento sutil na grossura de sua base em virtude dos conectores. Mantendo o padrão da Samsung, o S2 tem os botões Power, Aumentar/Diminuir Volume e um botão físico abaixo da tela, acompanhado de dois botões capacitivos — ficam sob o vidro e não podem ser fisicamente abaixado ao tocar. Apesar de não estar de acordo com o novo padrão estabelecido com o Android 4.0 (Ice Cream Sandwich), a impressão que se tem é que o botão Menu poderia ter sua função facilmente trocada para a de tarefas, ficando assim com os três botões virtuais oficiais do sistema: Tarefas, Home e Voltar. Além disso, a existência de um botão físico não é necessariamente ruim, já que é mais fácil encontrar um botão físico apenas pelo tato, sem ter que olhar diretamente para a tela — algo útil quando se pega o aparelho no escuro com a tela desligada.

Além das diferenças no formato e quantidade de botões, há uma diferença física significativa entre ambos os aparelhos: o tamanhoO Galaxy S2 é menor do que o Galaxy X em todos os aspectos, tendo uma diferença de 10.5 x 1,9 x 0.4 mm respectivamente em altura, largura e espessura. Como esperado, o peso do S2, de 116 g,  também é menor do que o do X, com 145.5 g.

Em relação à tela, enquanto o X tem 4.65″, a tela do S2 tem 4.27″. Mantendo as proporções iniciais, com as imagens fornecidas pelo Phone Size, nota-se como o Galaxy X é maior do que o Galaxy S2, sendo que o segundo já pode ser considerado um aparelho grande.

Diferença de tamanho entre Galaxy X e Galaxy S2. Fonte: http://phone-size.com/?s=3%2C7

Diferença de tamanho entre Galaxy X e Galaxy S2. Fonte: http://phone-size.com/?s=3%2C7


Ainda em relação à tela, o Galaxy X tem a tecnologia Super AMOLED HD com resolução 1280 x 720, enquanto o Galaxy S2 tem uma tela Super AMOLED Plus com resolução 800 x 480. Apesar de o X ter uma resolução maior, que lhe garante ~316 ppi de definição contra os ~217 ppi, o S2 possui uma exibição melhor dos pixels.

Isto ocorre, porque os pixels da Super AMOLED Plus possuem as 3 cores RGB (organizados em repetições RGB-RGB), enquanto o da Super AMOLED, que usa o Pen Tile, faz uma economia, tendo ⅓ a menos de pixels do que o padrão tradicional (organizado em RG-BG, mantendo sempre a repetição do verde, mas alternando a repetição do vermelho e do azul). Com isso, alega-se que a definição das imagens da tela Super AMOLED Plus, quando na mesma resolução da Super AMOLED, seja maior, por conterem mais sub-pixels.

Há outras diferenças complementares entre as telas. A do Galaxy X é curva, como a do Nexus S, e oferece um ajuste melhor ao rosto enquanto se fala ao telefone, ainda que a diferença prática seja bem sutil, e tem proteção contra oleosidade. O Galaxy S2, por sua vez, tem o vidro de proteção Gorilla Glass, oferecendo uma boa e bem estabelecida solução contra riscos e danos à tela – ainda que se tenha dúvida sobre ele ser incorporado à versão brasileira do aparelho. Para não dizer que não há pontos em comum, ambas reconhecem 10 (ou mais) toques simultâneos, ainda que esse tipo de uso seja pouco prático.

No que diz respeito à conexão e transferência de dados GSM, ambos aparelhos estão bem munidos. Os dois suportam as frequências GSM 850/900/1800/1900  MHz e HSDPA 850/900/1700/1900/2100  MHz, tendo boa compatibilidade com as redes do Brasil e do mundo. A taxa de transferência máxima de ambos é de HSDPA, 21 Mbps; HSUPA, 5.76 Mbps, ainda que no Brasil essa velocidade esteja longe de ser conseguida na prática.

Por fim, cabe ressaltar um item presente no Galaxy X, mas não no S2: o LED de notificações. Esse item muitas vezes é subvalorizado, mas é de grande auxílio. Se o usuário receber um e-mail, SMS ou uma ligação enquanto estiver longe do telefone — e, portanto, não notar seu sinal de alerta/chamada –, ao voltar para perto, mesmo com a tela já apagada, perceberá que o evento ocorreu, já que com o LED de notificações, o aparelho tem condições de manter uma luz piscando, permitindo um alerta visual de longo prazo, que chama a atenção do usuário.

Processamento e Memória

 

Aparelho Galaxy X Galaxy S2
Processador Dual-core 1.2 GHz Cortex-A9 – SoC TI OMAP 4460 Dual-core 1.2 GHz Cortex-A9 – SoC Exynos
GPU PowerVR SGX540 Mali-400MP
RAM 1 GB 1 GB
Armazenamento Interno 16 GB 16 GB
Armazenamento Removível Não micro SD card (até 32 GB)

 

Apesar de o Galaxy X ter sido lançado quase 8 meses após o Galaxy S2, tempo suficiente para adotar uma tecnologia superior, a situação dele não é vantajosa quando se trata de desempenho geral. Ambos possuem 1GB de memória RAM e processador ARM Cortex-A9 dual core executando a 1.2GHz. Contudo, enquanto o Galaxy X tem o SoC TI OMAP 4460, o Galaxy S2 tem o Exynos. Para confirmar essa situação, foram executados aplicativos de benchmark.

Resultados do Quadrant: Galaxy X (à esquerda) vs Galaxy S2 (à direita).

Resultados do Quadrant: Galaxy X (à esquerda) vs Galaxy S2 (à direita).

Como pode ser visto pelo benchmark do Quadrant, o Galaxy S2 se saiu bem melhor do que o Galaxy X. O S2 ficou com 3498 de índice, enquanto o X  ficou com inicialmente com 1358 e, posteriormente, passou a ter 2000, com a atualização do aplicativo para o Android 4 . Essa diferença no desempenho explica as dúvidas geradas com relação à escolha da Google pelo TI OMAP 4460 ao invés do Exynos, ainda mais quando se leva em consideração a GPU de cada SoC. O TI OMAP 4460 tem o  PowerVR SGX540, já usado no Galaxy S, mas com uma frequência maior, enquanto o Exynos tem o Mali-400MP. Na conclusão do anandtech sobre as GPUs:

Despite huge disadvantages in geometry performance the Mali-400 does extremely well in the Egypt test, outpacing most of its competitors by a factor of 2. Only the iPad 2 is faster but that’s to be expected based on the raw horsepower of its GPU. Given current workloads, ARM’s Mali-400 is clearly the fastest GPU available on a smartphone today.

Apesar de todo o estranhamento, houve um motivo especial pela preferência do TI OMAP 4460 para o Galaxy X, como explicado pelo eXtreme Tech. De acordo com o blog, o Galaxy X tem um acelerador gráfico adicional, chamado IVA 3, que faz a codificação/decodificação de vídeo HD com maior facilidade. Essa característica é importante porque o Galaxy X tem uma tela de 720p, enquanto o Galaxy S2 tem uma tela de 480p.

Ainda que o Galaxy X tenha maior poder de processamento gráfico do que o Galaxy S2, vale ressaltar que o desempenho gráfico do S2 é melhor porque sua tela tem resolução menor, exigindo menos processamento. Essa conclusão pode ser notada pelos testes feitos com o SmartBench, que diferencia os resultados em produtividade e jogos:

Resultados do SmartBench: Galaxy X (à esquerda) e Galaxy S2 (à direita).

Resultados do SmartBench: Galaxy X (à esquerda) e Galaxy S2 (à direita).

Se o Galaxy S2 tivesse a resolução do Galaxy X, o resultado seria semelhante ao que o Galaxy Note apresentou, com um índice de 1375 (contra 1444 do X). A conclusão que se pode ter do desempenho é que o Galaxy S2 deve apresentar uma experiência melhor do que o Galaxy X, seja em produtividade ou em jogos (para quem quiser ainda mais evidências, o GSMArena tem mais resultados de benchmark de ambos).

Outro ponto no qual o S2 se sobressai ao X é o armazenamento. A Google manteve a tendência de não permitir o armazenamento expansível por cartão de memória, o que faz com que seu aparelho se limite aos 16 GB de espaço disponíveis. O Galaxy S2, ao contrário, vem com 16 GB e permite o uso de cartões micro SD de até 32 GB. Indo além da expansão de memória de massa,  a existência de um slot para cartão permite outros tipos de incremento, como a inserção de um dispositivo NFC, ganhando uma boa vantagem nesse aspecto.

Características Complementares

 

Aparelho Galaxy X Galaxy S2
Suporte a ligações pela Internet (VoIP/SIP) Sim Sim
GPS A-GPS A-GPS
Magnetômetro Sim Sim
Orientação Sim Sim
Bússola Digital Sim Sim
Giroscópio Sim Sim
Sensor Proximidade Sim Sim
Sensor Luz Ambiente Sim Sim
Barômetro Sim Não

 

Nas características complementares, ambos estão bem munidos também. Sensores importantes para o uso geral do aparelho estão presentes. Os sensores de luminosidade e proximidade controlam o brilho da tela ou seu desligamento (enquanto o usuário fala ao telefone). Giroscópio e acelerômetro permitem que a tela seja ajustada para uso em modo retrato ou paisagem, além de serem úteis para jogos e formas de interação que dependem do reconhecimento da posição do aparelho. Para mapas, GPS, magnetômetro e sensor de orientação auxiliam na determinação do local do aparelho e direcionamento com relação ao percurso que está sendo realizado.

Uso de barômetro.

Uso de barômetro.

Ainda em relação aos sensores, o único ponto em que há diferença  é com relação ao barômetro, presente no Galaxy X, mas não no Galaxy S2. Esse recurso é interessante para auxiliar a detectar variações do clima, mas tem aplicação mais efetiva no auxílio à determinação do local do usuário, já que permite determinar a altura que o aparelho está com relação ao nível do mar, levando em consideração a pressão atmosférica. Por esse motivo, o sistema de GPS do Galaxy X tende a ser mais eficiente.

Sistema Operacional e Aplicativos

 

Aparelho Galaxy X Galaxy S2
Versões do SO Android 4.0 Android 2.3 com atualização para o  4.0
Interface Android Puro Android Modificado – TouchWiz 4
Aplicativos Google Aplicativos Google
- Android Market
- Calendar
- Gmail
- Gmail eBooks (não na versão BR)
- Google Maps
- Google Latitude
- Google Maps Street View
- Google Talk
- YouTube
*Outros aplicativos Google instaláveis pelo Android Market
Aplicativos Google
- Android Market
- Calendar
- Gmail
- Google Maps
- Google Latitude
- Google Maps Street View
- Google Places
- Google Talk
- YouTube
*Outros aplicativos Google instaláveis pelo Android Market
Recursos
Adicionais
Face Unlock
Android Beam
- Game Hub
– Readers Hub
– Social Hub
– Editor de documentos do office
– Samsung Apps
– Gerenciador de Arquivos

 

O grande atrativo do Galaxy X é visto nesta seção: ter o Android puro (ou ao menos com menos modificações, na versão brasileira) e com o recebimento mais rápido das atualizações de sistema. Apesar de ser o grande destaque do aparelho, ter o sistema “puro” tem suas vantagens e desvantagens.

As vantagens vão da boa velocidade do sistema, atualizações que não precisam passar por grandes modificações pelas mãos de outros fabricantes ou operadoras e o sistema que se mantém como foi pensado originalmente pela Google. Adicionalmente, versões mais novas contam com recursos mais recentes, como ocorreu com a vídeo-chamada, incluída na versão 2.3 do Android, e os recursos de Face Unlock e Android Beam, na versão 4.0, já inclusos no Galaxy X. As desvantagens são um trabalho mais apurado desenvolvido por terceiros, como a elaboração de recursos de interface que tornem o uso do sistema mais agradável (como botões de atalhos, gestos e widgets), inclusão de serviços de terceiros (aplicativo de office, gerenciador de arquivos, jogos, etc.) e recursos mais avançados (equalizador de música, recursos para câmera, serviços de rastreamento de telefone, etc.). Essas imperfeições podem ser corrigidas pelos usuários do Galaxy X com uma pesquisa por aplicativos e hacks de comunidades, mas nesse ponto o Galaxy S2 se sobressai para quem quer evitar o trabalho de ajustar o aparelho às suas necessidades.

O Galaxy S2 vem com aplicativos para jogos, edição de documentos do Office, leitores e lojas de livros, jornais e revistas, gerenciador de arquivos (algo que a Google é contra), entre outros. Na parte de interface, são adicionados belos widgets para calendários, tempo, tarefas e outros. Além disso, o aparelho conta com gestos diferenciados para interagir, como o modo de zoom que varia conforme o aparelho é inclinado enquanto se toca com os dois polegares na tela.

Por ter esse pacote de recursos adicionais, o Galaxy S2 acaba sendo mais lento para receber atualizações, além de consumir mais recursos de hardware, como visto no caso do Galaxy S e Galaxy Tab que, apesar de terem o hardware semelhante ao do Nexus S, não puderam ser atualizados para o Android 4.0. Apesar de falhas como essa, a Samsung tem dado bons exemplos de atualização, sobretudo para o Galaxy S2, que recebeu versões em testes de atualização do Android.

Versões do Android.

Versões do Android.

Vale mencionar também que mesmo o aparelho não recebendo uma atualização, não quer dizer que ele estará completamente defasado. Os recursos adicionados ao sistema muitas vezes cobrem aspectos que só aparecem em versões posteriores do Android. Por exemplo, a capacidade de capturar a imagem da tela e o agrupamento de ícones em pastas já estavam disponíveis na versão 2.3 do Android para o Galaxy S2, enquanto no Android puro ela só foi fornecida na versão 4.0. O modo USB OTG, também presente na versão 2.3 do Galaxy S2, só surgiu oficialmente no Android a partir da versão 3.1. Assim, a falta de uma atualização pode limitar o acesso a interfaces mais novas, mas nem sempre é tão ruim quanto parece.

Se a atualização do sistema for algo imprescindível, há uma opção disponível para ambos aparelhos: a instalação de um sistema alternativo. Os dois possuem o bootloader destravado, o que quer dizer que é possível usar o sistema disponível para versões internacionais do aparelho (usando as variantes com mesmo hardware) ou mesmo sistemas alternativos (as populares ROMs modificadas). Com isso, mesmo que o aparelho fique atrasado com relação às versões de outros países,  será possível adiantar a atualização modificando o sistema, desde que se aceite os riscos envolvidos no processo.

Multimídia

 

Aparelho Galaxy X Galaxy S2
Áudio / Fone de Ouvido Sim Sim
FM Rádio Não Sim
TV Digital Não Não
Reprodução de Vídeo 3GP, mp4, ts, mkv, webm,
H.263, H.264 AVC
3gp, mp4, avi,
wmv, flv, mkv, rm (Codec: MPEG4, H.263, Sorenson H.263, H.264, VC-1, Real video).
Reprodução de Áudio 3GPP, MPEG-4, ADTS raw AAC, MPEG-TS, FLAC, MP3, MIDI, OGG, WAVE 3GPP, MPEG-4, ADTS raw AAC, FLAC, MP3, MIDI, WAVEEqualizador
Câmera Principal 5 mp 8 mp
Características da Câmera Principal Fotos panorâmicas
Detecção de face
Flash LED
Zoom digital
Foco Automático
Gravação de vídeo em 1080p
“zero shutter lag”
Fotos panorâmicas
Zoom digital
Foco Automático
Flash
Modo de Disparo
Efeitos para foto
Detecção de face, sorriso e piscada
Flash LED
Gravação de vídeo em 1080p
Câmera Secundária 1.3 mp 2 mp
DLNA Sim Sim – Aplicativo AllShare

 

O Galaxy X teve grandes melhorias na área de multimídia com relação ao Nexus S, tanto em hardware quanto em software. Apesar de a câmera se manter nos básicos 5 mp, o aplicativo que a gerencia ganhou recursos para fotos panorâmicas, reconhecimento de face, gravação de vídeos em 1080p e captura rápida de fotos. Outro ponto melhorado foi a possibilidade de exibir a tela do aparelho em TVs, usando um adaptador MHL. Com isso, imagens em 720p podem ser exibidas em monitores e TVs.

Comparação das fotos capturadas com o Galaxy X (à esquerda) e Galaxy S2 (à direita), feitas pelo GSMArena.

Comparação das fotos capturadas com o Galaxy X (à esquerda) e Galaxy S2 (à direita), feitas pelo GSMArena (clique para ver em detalhes).

Porém, mesmo com os avanços do Galaxy X, o Galaxy S2 ainda mantém superioridade neste quesito. A câmera de 8 mp também grava vídeos em 1080p, tira fotos com maior resolução e possui muitos mais recursos para diferentes formas de disparo (por sorriso, ação e panorama), captura de cenas, redução de problemas com vibração, detecção de piscada, entre outros. Os recursos de exibição da imagem em TVs também estão disponíveis com o adaptador MHL.

Para capturar auto-retrato ou fazer vídeo chamadas, ambos possuem câmera frontal. Contudo, o Galaxy S2 possui câmera de 2 mp, contra a de 1.3 mp do Galaxy X. Outro ponto em que o S2 se sobressai é o DLNA, recurso para compartilhamento de reprodução multimídia em equipamentos, já que o aparelho conta com um aplicativo para facilitar o uso da função, o AllShare. Além disso, a Samsung adicionou ao smartphone maior compatibilidade com formatos e codecs de vídeo, diminuindo a necessidade de se usar players alternativos para fazer a decodificação vídeo por software.

Um recurso adicional que apenas o Galaxy S2 traz é o de recepção de Rádio FM. Ao ligar o aparelho a um fone de ouvido comum, é possível receber a transmissão de estações de rádio, tendo um recurso conveniente para ouvir músicas e notícias. Para melhorar a reprodução de áudio, sejam para rádio ou músicas, o aparelho consegue reproduzir som Surround 5.1, quando conectado à saída de som por cabo.

Conectividade

 

Aparelho Galaxy X Galaxy S2
WiFi 802.11 a/b/g/n Dual Band (5 GHz ou 2,4 GHz) 802.11 a/b/g/n Dual Band (5 GHz ou 2,4 GHz)
Compartilhamento de Conexão Wi-Fi
USB
Bluetooth
Wi-Fi
USB
Bluetooth
WiFi Direct Não Sim
Bluetooth 3.0 3.0 HS
USB microUSB 2.0 MHL
USB OTG
microUSB 2.0 MHL
USB OTG
HDMI Com adaptador MHL A/V Com adaptador MHL A/V
NFC (Near Field Communications) Sim Não
Sincronismo com o Computador Não
Acesso por MTP
Sim – Kies e Kies Air
Acesso por UMS

 

No quesito conectividade os dois aparelhos são cheio de recursos, mas com algumas diferenças que permitem uma comunicação facilitada entre dispositivos. Em comum eles possuem Wi-Fi com suporte a duas frequências (2,4 GHz e 5 GHz), compartilhamento de conexão de três formas (Wi-Fi, USB e Bluetooth), Bluetooth na versão 3.0, formato de troca de dados micro USB/MHL, que permite também a conexão de um cabo HDMI com um adaptador.

Android Beam e NFC no Galaxy X.

Android Beam e NFC no Galaxy X.

O Galaxy X tem como diferencial o NFC, com um futuro promissor em aplicações que permitem trocar informações com a aproximação do aparelho com outros dispositivos com o mesmo recurso ou com RFID.  Para o compartilhamento, o Android 4.0 adicionou o Android Beam, ativado quando o Galaxy X é aproximado de outro recurso com NFC. Internacionalmente o NFC já começa a ser usado de forma a permitir que o smartphone seja usado como um cartão, fazendo pagamentos de forma prática. Apesar de interessante, esse recurso ainda é pouco explorado no Brasil, sendo raras as possibilidades de uso.

O Galaxy S2 tem dois diferenciais: Wi-Fi Direct e sincronismo de dados. O Wi-Fi Direct, também pouco explorado aqui, permite trocar informações com outros aparelhos. Algumas das aplicações podem ser feitas com o uso do Wi-Fi tradicional, outras dependem da existência de um aparelho que também tenha Wi-Fi Direct.

Samsung Kies Air no Galaxy S2.

Samsung Kies Air no Galaxy S2.

O sincronismo de dados do S2 é feito pelo Samsung Kies, que pode ser acessado por USB ou por Wi-Fi. Além disso, o aparelho conta com o Kies AIR, que funciona de forma semelhante ao AidDroid, criando uma página Web que dá acesso a conteúdo e recursos do aparelho, acessíveis por Wi-Fi.

Um ponto que pode agradar ou desagradar entre os aparelhos é a forma como o compartilhamento da memória interna é feita.  O Galaxy X adotou o MTP (Media Transfer Protocol), que permite que computador e smartphone usem,ao mesmo tempo, a memória interna. Contudo, esse protocolo não é tão prático de se usar em versões antigas de sistemas operacionais, muitas vezes exigindo a instalação manual de drivers ou configuração do sistema. Já Galaxy S2 permite o compartilhamento por MPT e por UMS (USB Mass Storage), a forma popular que faz o aparelho ser reconhecido pelo computador como um pendrive. A vantagem disso é ser amplamente aceito em diferentes sistemas operacionais, sem exigir configurações trabalhosas. Como desvantagem, o aparelho não pode ser a memória interna enquanto o computador a acessa.

Bateria e Autonomia

 

Aparelho Galaxy X Galaxy S2
Tipo 1750 mAh 1650 mAh
Carregamento USB
Formato lateral para dock-station
USB
Tempo de Uso até 17 horas e 40 minutos em 2G
até 8 horas e 20 minutos em 3G
até 18 horas e 20 minutos em 2G
até 8 horas e 40 minutos em 3G
Tempo em Standby (máximo) até 12 dias em 2G
até 11 dias em 3G
até 30 dias em 2G
até 25 dias em 3G

 

No que diz respeito à autonomia, os valores parecem invertidos. Enquanto o Galaxy X tem uma bateria com 1750 mAh, que lhe garantem 17 horas e 40 minutos de autonomia, o Galaxy S2 tem uma bateria de 1650 mAh, com previsão de uso de 18 horas e 20 minutos. Um dos fatores que pode estar relacionado à autonomia maior do Galaxy S2 é ter uma tela de geração diferente da Super AMOLED. Além de consumir menos energia, ela tem a resolução menor, o que implica em menos processamento gráfico sendo feito para gerar as imagens.

Para o carregamento, os dois aparelhos permitem o uso do conector microUSB. O Galaxy X, contudo, tem uma entrada adicional de carregamento, destinada ao uso em uma dock-station. Apesar de apenas o Galaxy X ter essa entrada, ambos possuem a possibilidade de usar o acessório. A diferença é que o Galaxy X terá uma forma mais conveniente de se posicionar o aparelho na horizontal, enquanto o S2 deve ter a tendência de ser posicionado na vertical.

Venda e Lançamento

 

Aparelho Galaxy X Galaxy S2
Venda Internacional $629.69 na Amazon $589.99 na Amazon
Venda Nacional R$1999,00 na Tim ~R$1400 pelo BondFaro
Acessórios Inclusos Caregador de tomada
Cabo USB
Fone de ouvido
Caregador de tomada
Cabo USB
Fone de ouvido

 

O Galaxy X foi o primeiro aparelho da linha Nexus a vir para o Brasil. A própria substituição do nome Galaxy Nexus por Galaxy X foi um dos motivos pelos quais o Nexus S não veio ao Brasil. Resolvido esse problema e o da informação da operadora e área de trabalho (o do código da área), o aparelho da Google finalmente chegou por aqui. Com isso, os usuários passaram a ter a possibilidade de comprar o smartphone em grandes lojas e operadoras e, assim, ter também a garantia contra defeitos de fabricação. Nesse aspecto, o Galaxy S2 fica em igualdade, já que sua venda também é feita no país.

Dado o tempo maior no mercado (de cerca de 8 meses), o Galaxy S2 já sofreu várias quedas de preço e hoje conta com um preço bem mais acessível do que o Galaxy X, ainda com o status de novidade. Enquanto o Galaxy S2 sai por ~R$1.500,00, o Galaxy X tem valor de ~ R$2.000,00. Colocando o preço em jogo, a relação custo-benefício do S2 é aumentada consideravelmente frente ao X.

Quanto ao conteúdo fornecido pelos aparelhos, infelizmente não há novidades. Ambos fornecem apenas fones de ouvido, carregador de parede e cabo USB. Era de se esperar que ao menos o Galaxy S2 fornecesse um cartão de memória adicional.

Acessorios comuns aos aparelhos: Carregador veicular, adaptador USB-OTG e adaptador HDMI.

Acessorios comuns aos aparelhos: Carregador veicular, adaptador USB-OTG e adaptador HDMI.

O maior tempo de mercado também garante ao S2 vantagem com relação aos acessórios disponíveis. Além dos itens básicos como películas, capas, cabos e carregadores, o aparelho possui dock-station, adaptadores para se ligar acessórios USB e cabo HDMI. Apesar de a dock-station não ser compatível, o Galaxy X tira proveito de alguns dos acessórios disponíveis para o S2, já que a Samsung adotou padrões microUSB/MHL, ao invés ir para soluções proprietárias.

Considerações finais

 

Aparelho Galaxy X Galaxy S2
Construção Dimensões e peso maiores, tela grande com resolução 720p.Sem botões físicos na parte da frente. Dimensões e peso menores, com tela com melhor exibição de cores.Botão físico na parte da frente e fora do padrão do Android 4.0.
Processamento e Memória Limitado com relação ao espaço para armazenamento.Desempenho geral inferior e processamento gráfico mais exigido pela resolução maior. Armazenamento expansível com cartão de memória.Desempenho geral superior, beneificiado também pelo desempenho gráfico de boa qualidade e com menor resolução da tela.
Características complementares Bom conjunto de recursos e com o diferencial de ter o barômetro, que melhora o desempenho do GPS. Bom conjunto de recursos, mas sem o complemento do barômetro.
Sistema Operacional Sistema produzido diretamente pela Google, com atualizações rápidas e boa fluidez.Faltam aplicativos complementares e polimentos na interface. Sistema com atualizações mais lentas e com tendência a receber menos versões novas do Android.Aplicativos e recursos complementares fornecem solução mais completa já pronta para o usuário.
Multimídia Câmera com disparo rápido de fotos e recursos básicos.Conjunto básico para reprodução e edição de imagens e vídeos. Câmeras principal e secundária com maior qualidade e mais recursos (formas adicionais de disparo e captura de cenas).Conjunto aprimorado de recursos para reprodução e edição de recursos multimídia.
Conectividade Tem bom conjunto de recursos e  diferencial do NFC. Tem bom conjunto de recursos e os diferenciais do Wi-Fi Direct, maior facilidade de compartilhar arquivos por USB e formas de sincronismo.
Bateria Menor autonomia geral.Possui duas opções de carregamento. Maior autonomia de forma geral.
Venda e lançamento local Venda nacional e internacional, com preço maior devido ao lançamento mais recente. Venda nacional e internacional, com preço menor devido ao lançamento mais antigo.

 

Como foi visto, o Galaxy S2 oferece uma boa quantidade de recursos a um preço menor e com poucas perdas (como a ausência do NFC e a tela com menor resolução). Além disso, o tamanho do Galaxy X pode ser muito exagerado para algumas pessoas, que já podem se sentir desconfortáveis com o que é oferecido pelo Galaxy S2.

Apesar de ter alguns pontos contra na balança, o Galaxy X pode ser beneficiado por uma visão de boas atualizações a longo prazo, como tem ocorrido com a linha Nexus. Tendo a seu favor o fator “novidade”, a tela de alta resolução e a garantia contra defeitos de fabricação,ao contrário do Nexus S, o aparelho pode ser uma boa opção para pessoas ávidas por atualizações, que desejem ter o que há de mais recente no mundo Android.

Posts Relacionados

  • jéssica

    galax para mim é tudo de bom melhor aparelho que laçaram

  • Mauro Adriano

    Ola eu gostaria de saber na opinião de vocês qual vocês pegariam, uma galaxy x por R$ 1099.00 ou um galaxy SII por R$ 1299.00

  • Saagaat

    galaxy x sem duvidas amigo , eu ja tive o x e nao me arependo !

  • Mauro Adriano

    Eu estou na duvida ainda, pois o galaxy SII tem radio, tem suporte a cartão de memoria, camera de 8MP mas o galaxy tem mais att e a tela maior e e mais barato, não sei ainda.

  • Ucci

    Só acho que puxaram muito saco pro S2 ai hein…e há alguns dados errados,por favor verifiquem!

  • Naassom.lauro

    Otimo post, era o qe eu estava precisando saber, parabens a todos e aos comentarios que tbm explicam muito…!!!

  • Maurício

    Caramba!!! 0_0
    Isso sim é comparativo!!

  • RENERYS

    OLA GOSTARIA DE SABER SE O GALAXY S4 POSSUE BAROMETRO