Skip to content

August 12, 2011 -

62

Tutorial: Como compartilhar a conexão entre smartphone e tablet Android por Bluetooth

Conexão entre smartphone e tablet por Bluetooth.

Comunicação entre smartphone e tablet por Bluetooth.

Quando se quer compartilhar a conexão de um smartphone com Android a primeira opção que costuma ser considerada é o modo Wi-Fi Hotspot. Em um cenário de uso de compartilhamento de conexão de um smartphone com um tablet, a escolha do uso de Wi-Fi Hotspot também seria mais natural. Contudo, há efeitos colaterais que ocorrem com essa opção:

  • Se o uso de 3G em um smartphone já consome muita bateria, combiná-lo com o uso de Wi-Fi levará à descarga da bateria do aparelho em poucas horas;
  • A segurança do compartilhamento de conexão por Wi-Fi depende do usuário. Como o Android, na versão pura do Gingerbread, apenas oferece as opções de compartilhamento de rede aberto ou com WPA-2, o usuário pode acabar usando o modo aberto ou uma senha fácil de ser descoberta. Com isso, outras pessoas poderão utilizar a rede do smartphone consumindo mais dados e diminuindo a velocidade de acesso para o tablet;

A segurança da rede é um problema que pode ser resolvido com um pouco mais de atenção por parte do usuário. O problema da bateria, contudo, pode não ser facilmente resolvido se o usuário não tiver uma fonte de energia por perto, seja ela uma tomada ou uma bateria auxiliar. Uma alternativa para se compartilhar a conexão entre smartphone e tablet Android foi criada recentemente: o PdaNet Tablet.

O aplicativo, criado pelos mesmos responsáveis pelo PdaNet, permite que se compartilhe, por Bluetooth, a conexão do smartphone com um tablet. Com isso, modelos apenas Wi-Fi dos tablets, ou que não tenham um chip funcionando, podem aproveitar a conexão de um smartphone. Pelo fato de o compartilhamento ser por Bluetooth, o consumo de energia é menor (para smartphone e tablet) e a segurança de acesso tende a ser menos negligenciada, até pela política do Android de não deixar o aparelho visível por mais do que 2 minutos.

O objetivo deste post é ajudar a fazer o processo de configuração do smartphone e do tablet, evitando algumas confusões que podem ser feitas no processo. Ao final, são feitas observações sobre a qualidade do acesso à Internet utilizando o aplicativo.

Este post é o segundo da série sobre o compartilhamento de acesso à Internet e recursos de rede entre dispositivos móveis. O primeiro, criado pelo @Panaggio, foi o Tutorial: Transforme seu notebook com Ubuntu em um roteador Wi-Fi.

Tutorial

Fazer o pareamento Bluetooth entre o smartphone e o tablet

Tenha smartphone e tablet próximos entre si, para facilitar o processo, e siga os seguintes passos.

1 – Habilitar o Bluetooth no smartphone e colocá-lo como visível

  • Acesse ‘Configurações’;
  • Clique em ‘Redes sem fio e outras’;
  • Marque a opção ‘Bluetooth’;
  • Acesse ‘Configuração de Bluetooth‘;
  • Marque a opção ‘Detectável’;
  • Escolha a opção ‘Tornar o dispositivo detectável’.
Configurações de Bluetooth do Gingerbread

Configurações de Bluetooth do Gingerbread

 

2 – Habilitar o Bluetooth no tablet

  • Acesse ‘Settings‘;
  • Escolha ‘Wireless & networks‘;
  • Marque ‘Bluetooth
Configurações de Bluetooth do Android Honeycomb

Configurações de Bluetooth do Android Honeycomb

 

3 – Parear smartphone e tablet

  • No tablet, escolha ‘Bluetooth Settings‘;
  • Clique sobre a o opção ‘Find nearby devices‘;
  • Aguarde a exibição do nome do smartphone e escolha-o;
  • Clique em “emparelhar” no smartphone e “pair” no tablet.
Pareamento Bluetooth entre smartphone e tablet

Pareamento Bluetooth entre smartphone e tablet

 

O processo de emparelhamento pode ser realizado na primeira conexão a ser feita no PdaNet Tablet, mas foi mostrada separadamente para simplificar a explicação de uso do aplicativo.

Instalar o PdaNet Tablet em ambos, smartphone e tablet

Para isso, não há segredo. Acesse o Android Market e instale o aplicativo através deste link. É importante notar que a versão PdaNet Tablet deve ser instalada em ambos, smartphone e tablet.

Instalação do PDA Net Tablet, a ser feita no smartphone e no tablet.

Instalação do PdaNet Tablet, a ser feita no smartphone e no tablet.

 

Configurar Proxy no tablet

Antes de fazer a conexão entre os dispositivos, é preciso configurar o PdaNet no tablet. Para isso, abra o aplicativo e escolha a opção ‘Set Network Proxy’. Caso apareça a tela ‘Wireless & Networks’ ao invés da tela de ‘Proxy Settings‘, apenas clique no botão ‘voltar’ do Android e escolha novamente a opção ‘Set Network Proxy’. Esse erro é, no momento, comum e até esperado, como informam os desenvolvedores. É provável que ele seja corrigido em versões mais recentes do aplicativo, que atualmente se encontra em fase beta.

Configuração de Proxy para o correto funcionamento do PDA Net Tablet.

Configuração de Proxy para o correto funcionamento do PdaNet Tablet.

Assim que aparecer a tela ‘Proxy Settings’, preencha o campo ‘HostName’ com o valor ‘127.0.0.1’, o campo ‘Port’ com o valor ‘1234’ e clique em ‘Save’.

Estabelecer a conexão entre smartphone e tablet

O primeiro passo para estabelecer a conexão é habilitá-la no smartphone. Garanta que o Bluetooth esteja ativo. Em seguida, abra o aplicativo PdaNet Tablet e então clique sobre o botão ‘Enable PdaNet Server’. Logo após, siga os passos:

  • No tablet, abra o PdaNet Tablet;
  • Se o nome do smartphone estiver aparecendo na parte inferior da tela, clique sobre ele;
  • Se não estiver, clique em ‘Tap to discover new phones…’ e escolha o aparelho.
Iniciando o compartilhamento da conexão no smartphone e o uso no tablet.

Iniciando o compartilhamento da conexão no smartphone e o uso no tablet.

Com isso, seu tablet Android estará conectado ao smartphone por Bluetooth e você já poderá acessar a Internet.

Programa sendo executado em smartphone (à esquerda) e tablet (à direita).

Programa sendo executado em smartphone (à esquerda) e tablet (à direita).

Atenção: quando o programa não for mais utilizado, escolha a opção ‘Disable PdaNet‘ no smartphone e ‘Disconnect‘ no tablet. Além disso, é preciso usar a opção ‘Clear Network Proxy‘, no tablet, para poder utilizar a Internet normalmente a partir de Wi-Fi em outros momentos. A configuração do proxy precisa ser feita sempre que o smartphone for usado para prover acesso à Internet para o tablet, usando o Bluetooth.

Avaliação do uso

Antes de analisar os resultados do uso do aplicativo é preciso ressaltar algumas questões. Se o Bluetooth oferece uma forma de comunicação com menor consumo de energia, essa vantagem não vem sem custo. Ela implica em uma velocidade menor de transferência. O Wi-Fi pode atingir velocidade máxima de transferência teórica de: 11 Mbps ( IEEE 802.11b), 54 Mbps ( IEEE 802.11 a ou g) ou até 600 Mbps ( IEEE 802.11n), sendo que o padrão para redes ad-hoc é de até 11 Mbps. O Bluetooth pode atingir velocidade de 1 Mbps (versão 1.2), 3 Mbps (versão 2.0 + EDR) ou até 24 Mbps (versão 3.0). Algumas dessas velocidades ficam abaixo da velocidade máxima prometida para redes 3G, o que pode ultrapassar esses limites, o que torna o Bluetooth um limitador para a banda.

Além dessa limitação que o Bluetooth pode oferecer, o aplicativo PdaNet Tablet oferece um recurso que não é implementado nativamente no Android. Como o Honeycomb não tem mais do que alguns meses de vida, o aplicativo, desenvolvido para ele, também está em estágio inicial de desenvolvimento. Como resultado desses fatores, a estabilidade e o comportamento geral do aplicativo não estão em um nível de produto final, como o próprio “beta” no nome registrado no Android Market indica. Somado a isso, podem ter influência sobre a experiência de uso as condições de acesso e recepção do 3G e o overhead pelo acesso da conexão do smartphone pelo tablet.

O primeiro ponto a ser observado é que alguns aplicativos não puderam ser usados no Honeycomb enquanto a conexão estava recebida por Bluetooth, como o Google Talk e o SpeedTest. A grande maioria dos aplicativos testados, contudo, pôde ser executada normalmente sem qualquer problema.

Com o uso prolongado foram observadas quedas ocasionais da conexão entre smartphone e tablet. Como a conexão pode ser restabelecida com um pedido de conexão a partir do tablet, não é preciso ter novo acesso ao smartphone, o que simplifica o processo. Para analisar o comportamento do aplicativo, foram feitos alguns testes usando o compartilhamento de conexão acessada por EDGE e por 3G.

SpeedTest sendo usado no smratphone com acesso direto à Internet (à esquerda) e no tablet, usando a conexão do smartphone (à direita)

SpeedTest sendo usado no smratphone com acesso direto à Internet (à esquerda) e no tablet, usando a conexão do smartphone (à direita).

 

A conexão usada para testes foi a do 3G da Vivo, com velocidade de 1Mbps. O que se pode observar pelos testes é que o uso da conexão compartilhada por Bluetooth pode ser usada bem no tablet. No resultado exibido, o tablet chegou a ter latência menor da rede do que o smartphone com acesso direito, em função do host utilizado pelo SpeedTest. Em nenhum dos testes foi possível concluir a etapa de upload. A conclusão, portanto, é que o Bluetooth não chegou a influenciar negativamente a transferência de dados, apesar de aumentar em mais um ponto o percurso de transferência das informações de acesso à Internet.

Conclusões

O aplicativo PdaNet Tablet surgiu para eliminar uma deficiência do Honeycomb: a incapacidade de acessar a Internet pelo compartilhamento por Bluetooth. Como é um aplicativo novo, ainda há melhorias que devem ser feitas. Contudo, a funcionalidade fornecida já pode ser utilizada por quem não tem muita necessidade de estabilidade e pode ajudar o usuário a poupar bateria de smartphone e tablet, por não utilizar Wi-Fi.  Uma possibilidade interessante é instalar o aplicativo e ir acompanhando as atualizações distribuídas pelo Android Market, para acompanhar a evolução do aplicativo.

 Atualização

Conforme relatado pelo Luis Otavio no comentário, é possível fazer o compartilhamento de conexão usando aparelho da Motorola com a função. Além disso,  o Android Ice Cream Sandwich oferece o recurso de compartilhamento de conexão por Bluetooth. Se seu smartphone for atualizado para o Android 4.0, aproveite a conexão nativa que oferece melhor estabilidade. Mesmo com o Honeycomb o tablet já conseguirá fazer o acesso por Bluetooth.

 

Posts Relacionados

  • Fernando França

    Interessante essa opção.

    • http://freebird.blog.br Vegetando

      Ainda não está bem estável, mas acho que vale a pena instalar e acompanhar as atualizações.

  • Rafael Barbosa camargo

    Estou usando eles num galaxy 5 e galaxy tab. eles se conectam, mas nao ha transferencia de dados. alguma dica do que pode ser??

    • http://freebird.blog.br Vegetando

      Rafael,

      Quando você faz a conexão entre ambos e abre o navegador no próprio Galaxy 5, ele consegue acessar uma página? Os números de transferência de dados do PdaNet estão mudando?

  • http://www.facebook.com/people/Bruno-Moura/1151505976 Bruno Moura

    Tem como fazer via usb? Funciona em tablets e smartphones com o Android 2.2? Neste modo teria melhor conexão e menos gasto de bateria?

    • http://freebird.blog.br Vegetando

      Olá Bruno,

      Por USB ainda não rola, só Bluetooth. Nem mesmo usando o Android 2.3 em compartilhamento por USB e ligando a um tablet com USB OTG funciona (por enquanto).

      Se fosse por USB a rede seria mais segura, a velocidade seria maior e o tablet poderia fornecer energia para o smartphone. O único inconveniente é a necessidade da ligação física entre ambos.

      No caso do Bluetooth, ele é melhor do que WiFi pela segurança e pela economia de energia, mas peca um pouco na velocidade.

      Sobre a compatibilidade, o aplicativo funciona a partir da verão 2.0 do Android, de acordo com as especificações, mas só testei na versão 2.3. Para o tablet a exigência parece ser a de que o aparelho possa configurar Proxy. Como são poucos os aparelhos que permitem (geralmente a Samsung adiciona esse recurso), pode ser que funcione neles, além dos tablets com Honeycomb.

  • Fjosmoreno

    nao consegui taxa de transferencia usando mileston 1 e um galax tab pode me ajudar?

    • http://freebird.blog.br Vegetando

      Olá,

      O processo foi todo feito e apenas não deu transferência? Se quiser entrar em contato por e-mail, para passar os detalhes, posso tentar ajudar (vegetando … gmail.com)

  • Guilherme

    sabe me informar como conectar com o PC via Bluetooth pois não consigo apenas por USB ultilizando o PDANet 3.02, que no caso quando conecto com o PC o tablet pede para baixar um aplicativo para o PC com o mesmo nome, coloquei o programa e ele conecta normalmente via USB e eu queria conectar via Bluetooth será possível? como ?

    meu Tablet PC é um ZTE V9 com conexão 3G disponível nele e o próprio contém Bluetooth agradeço por responder e obrigado pela compreenção

    • http://freebird.blog.br Vegetando

      Olá Guilherme,

      Pelo PDANet 3.02 isso também pode ser feito por Bluetooth. Você a fez o paramento entre tablet e pc?

  • Evandrotozzi

    Olá colega, consegui fazer o procedimento, entretanto nem o smartfone e nem o tablet entram na net “conectados via bluetooth” com o pdanet. Transferência de dados fica zerada? Tem alguma dica? obrigado.

    • http://freebird.blog.br Vegetando

      Olá Evandro,

      Se os dois estão conectados, o que testaria é se o smartphone está realmente trocando informações. Para isso, tentaria acessar algum site diretamente pelo smartphone.

      Ao fazer isso você consegue conexão?

  • Carlos

    Perfeito, fiz a conexao entre xperia 10 e galaxy tab 10.1. Achei o aplicativo fantastico e esta me ajudando em 100%

    • http://freebird.blog.br Vegetando

      Olá Carlos,

      Que bom que está sendo útil. :) Obrigado pelo feedback.

  • Roberto carlos

    Olá sabe dizer se consigo conectar um nokia c5 com Symbian em tablet Acer A500 com Honeycomb 3.2 ,já baixei o aplicativo no Tablet e ele reconhece o telefone por bluetooth,mas não consigo navegar.Obviamente por não ter instalado o aplicativo no telefone por ele não ser android.

    • http://freebird.blog.br Vegetando

      Olá Roberto,

      Infelizmente o PdaNet foi feito para trabalhar entre Androids. Pode ser que ele evolua ao ponto de trabalhar com outros sistemas, mas acho que por enquanto não. É preciso ver se o Android Ice Cream Sandwich não avançará nesse sentido para permitir o uso de conexão por Bluetooth.

      • Danilocesarmsv

        Vegetando.
        Boa noite. Compre um tablet s. Sgpt112br/s. E gostaria de saber se tem condiçoes de eu instalar um modem huwa. Desbloqueado para todas as operadoras para eu poder usar a internet, ja que ele nao e 3g interno. ele possui android 4.0, com isso gostaria de tirar essa duvida.? Tenho tambem um nokia c7 com e gostaria de saber se tenho como rotear atravez dele isso e se ele roteai, eu utilizo a intente wifi de minhacasa velox, mais queria ver se consigo usar ummodem para umanescessidade. Desde ja agradeço.

  • Luis Otavio

    O Motorola Xoom Brasileiro Wi-fi já permite o uso da internet via bluetooth de outro aparelho Android sem precisar deste aplicativo. Uso com frequencia e funciona muito bem.

    • http://freebird.blog.br Vegetando

      Olá Luis Otávio,

      Que boa notícia, não sabia que já era possível. Como você fez o processo? Qual aparelho você está usando para fazer o compartilhamento? Qual a versão do sistema ele usa?

      • Luis Otavio

        Olá, meu celular é um motorola defy modelo mb526 com uma room do android 2.3.4 da motorola (com motoblur). Meu tablet é um Xoom wi-fi com Android 3.1 modelo mz604, versão da room h.6.4-20.

        Para funcionar é só parear os dois aparelhos e depois no xoom, em configurações do bluetooth, na relação de aparelhos pareados, localize seu aparelho e clique no ícone “ferramenta”. Na aba que abrir, localize a seção perfis e escolha a opção “usar para acesso a internet”. Ao selecionar esta opçao ele vai informar o status da conexão. Se estiver tudo ok é só abrirno navegador e pronto!

        • http://freebird.blog.br Vegetando

          Deve ser uma função que funciona entre os aparelhos da Motorola. Usando a versão americana do sistema no Xoom e o Nexus S, não vi essa opção. Na semana que vem acho que conseguirei acesso a um smartphone da Motorola, então vou aproveitar a oportunidade para testar.

          Com mais detalhes, vou aproveitar para atualizar o post e mencionar a opção. Muito obrigado, mesmo, pela dica. =)

        • http://freebird.blog.br Vegetando

          Luis Otavio,

          Não cheguei a usar o compartilhamento com tablet, mas consegui fazer isso agora com a versão 4.0.3 do Android, pelo Nexus S. O Xoom, mesmo na versão 3.2, reconheceu o compartilhamento e a conexão funcionou bem.

          Se você não tivesse dado a dica, sequer teria lembrado de testar isso. Muito obrigado. :)

  • True Metal Brazil

    Gostaria de saber se é possível compartilhar a conexão 3G do motorola XT300, com o android 2.1, com o GT-P1010 com o android 2.2, eu tentei esse método acima, mas não funcionou…

    Obrigado

    • http://freebird.blog.br Vegetando

      Olá,

      Tente a dica do Luis Otavio (no comentário abaixo): “Para funcionar é só parear os dois aparelhos e depois no xoom, em
      configurações do bluetooth, na relação de aparelhos pareados, localize
      seu aparelho e clique no ícone “ferramenta”. Na aba que abrir, localize
      a seção perfis e escolha a opção “usar para acesso a internet”. Ao
      selecionar esta opçao ele vai informar o status da conexão. Se estiver
      tudo ok é só abrirno navegador e pronto! ”

      Sendo aparelho da Motorola, ele já pode incorporar a função de compartilhamento da conexão.

      • True Metal Brazil

        Acho que me expressei mal, quero compartilhar a internet 3G do telefone XT300 da motorola com android 2.1 no Galaxy tab GT-P1010 que não tem 3G e tem android 2.2.

        Obrigado

        • http://freebird.blog.br Vegetando

           Desculpe, apesar de você ter deixado claro que era o Galaxy Tab, não notei. Só agora vi.

           O PDANet foi feito para o Honeycomb, por isso não deve funcionar no  Galaxy Tab. Ainda que seja ele, você poderia tentar ver se a Samsung não adicionou o uso da conexão compartilhada por Bluetooth, como descrito na resposta anterior.

          Se não funcionar, o modo mais prático deve ser compartilhar por Wi-Fi. Se o próprio XT300 não tiver, tente algum aplicativo do Market: https://market.android.com/search?q=wi-fi+tether&c=apps

          • True Metal Brazil

            Amigo eu tentei de tudo quanto foi jeito para ver se compartilhava o 3G do XT300 com o Galaxy Tab, mas joguei a toalha, não consegui.

            Acho que deve ter algo a ver com  fato de a Samsung ter tirado o 3G do aparelho quando reduziu o custo do GT-P1000 para lançar o GT-P1010 (que é o meu), não sei mesmo como fazer isso dar certo, se vocês ou alguém que lê os comentário puder ajudar eu agradeço enormemente.

            Obrigado

          • http://freebird.blog.br Vegetando

            O Galaxy Tab deve pelo menos aceitar conexão compartilhada por Wi-Fi. Se o XT300 não tiver esse modo de compartilhamento, tente as alternativas do Android Market que façam isso.

            Queria conseguir dar uma resposta mais exata, mas na falta do aparelho para testar, não consigo ir além de um direcionamento. =

  • Alisson Fedrigo

    Bom dia amigo,

    Segue minha duvida, utiliza um sistema de força de vendas “Fastseller” com o aparelho Hp Ipaq 116 pareado com um nokia 3220 ou 2690 via bluetooth dial up modem.
    Obs: HP ipaq usa o windows mobile.

    Vou utilizar tablets com android froyo, é possível realizar o pareamento e utilizar a conexão bluetooth dial up modem? Não encontro em lugar nenhum algum tutorial.
    Mesmo com o PDANet creio que não roda em um aparelho symbian da Nokia. 

    • http://freebird.blog.br Vegetando

      Olá Alisson,

      A versão mais recente do Android, a 4, permite o compartilhamento e uso de conexão por Bluetooth. Sei que isso funciona bem de Android para Android, mas não sei como funciona com outros. Sendo o Froyo, a coisa fica mais complicada.

      Você tem como opção usar algum sistema alternativo como CyanogenMod? Não há outras opções de compartilhamento como Wi-Fi?

      • Alisson Fedrigo

        Comprei já um lote de galaxy tab p1000, que vem com froyo, pesquisei a fundo é de fato, não rola BT-DUN, olhe só 
        http://code.google.com/p/android/issues/detail?id=16717&q=dun&colspec=ID%20Type%20Status%20Owner%20Summary%20Stars .

        De fato a solução pra funcionar o meu força de vendas é colocar plano de dados no tablet e retirar o plano dos Nokia symbian. Já que galaxy tab p1000 permite entrada de sim card.
        obs: o modelo galaxy p1010 não tem entrada para sim card.

        Outras forma de compartilhamento não existe, pois os telefones são antigos. Vou dar uma olhada nesse CyanogenMod.

        Obrigado!

  • Simonrn

    tentei com um samsung galaxy s wifi 5.0 consegui conectar tudo, só nao trafega dados, é alguma particularidade desse aparelho?

    • http://freebird.blog.br Vegetando

      O problema do Galaxy S Wi-Fi é o sistema operacional, que não é o foco do aplicativo. Mas ele permite a configuração de proxy, certo?

  • Luizapolinario

    Fiz o emparelhamento entre o Motorola Xoom e o meu  Blackberry, baixei o PDAnet tablet 2.10 e instalei no xoom  e baixei o pdanet  2.30 no Blackberry. Quando clico em configure no tablet ele fica com uma mensagem, ” coming soon….” e não encontra o BB.  tem algo que ainda falta fazer.
    OBS: enquanto isso no BB eu abro o aplicativo e escolho Bluetooth e ele diz que está “ready”.

    alguma dica?

    Parabéns pelo tutorial.

    • http://freebird.blog.br Vegetando

      Olá,

      A não ser que a versão PDAnet convencional tenha sido alterada, não deve dar para fazer o compartilhamento pelo BlackBerry. No caso de smartphone Android, é preciso usar a versão “PDAnet Tablet” em ambos, tablet e smartphone. Usar a versão tablet em um e a convencional em outro não funciona, infelizmente.

  • Magno

    Ja tentei de tudo para compartilhar a internet 3g da Vivo de um Blackberry Curve 9300 com um tablet acer A200 com Android 4. Tentei aplicativos como PdaNet, Tether, e alguns outos que não me lembro mais. Foram várias tentativas. Desisti. Se alguem tiver alguma ideia, agradeço muito. Detalhe: consigo compartilhar o Blackberry (Bluethhoth ou USB) facilmente com meu notebok com XP.

  • Andrea

    Boa noite! tenho um motorola defy 526. Nas “configuracoes de bluetooh” ativei a opção “detectável” e, na opcao “detectavel por tempo limite” sem querer cliquei em “nunca” e agora nao consigo mais ativar o bluetooh.
    como faço para reverter isso?
    obrigada

  • Rose L Mana

    Oi,fiz exatamente como esta escrito.Tenho um Sony tablet S ja atualizado com 4.0 e tentei conectar com Galaxy S.Td foi feito,e ate aparece que foi conectado no tablet,mas no Galaxy nao.TBem nao aparece bytes e active no tablet,fc no 0,ma em cima aparece connected.Por favor,tem como vc me explicar o que acontece?POoooor favor,urgente!!!!

  • Rose L Mana

    Oiiii,a sua dica (otima),serve so pra qdo o tablet esta no sitema Honeycomb?É que o meu ablet como expliquei anteriormente ja se auto atualizou para o 4.Sera que por isso so nao ativa o 3g do Galaxy S?Se for tem como vc ajudar com outro app ou sei la como?Obgd!

  • Rose L Mana

    Ai,to tao louca para o tablet funcionar que to escrevEndo:O meu galaxy s ja atualizado é versao de firmware 2.3.3 e versao kernel 2.6 gingerbread e o tablet é o Sony tablet s atualizado com 4.É para ver se tem como vc me ajudar.obgd

    • http://freebird.blog.br Vegetando

      Olá Rose,

      Desculpe pela demora. Não estou com o tablet para testar agora. Hoje à noite vou ter acesso a ele e tento encontrar uma forma de fazer o processo, tudo bem?

    • http://freebird.blog.br Vegetando

      Rose,

      Fiz alguns testes e vi que fizeram uma versão nova do aplicativo para trabalhar com o Android 4.

      O que você precisa fazer é:
      – Instalar o PdaNet Tablet no seu no tablet – https://play.google.com/store/apps/details?id=com.pdanet.tablet2&feature=search_result
      – Instalar o FoxFi no smartphone: https://play.google.com/store/search?q=foxfi&c=apps
      – Habilite o Bluetooth nos dois aparelhos;
      – Execute o FoxFi no smartphone e clique em “Activate Bluetooth DUN”
      – Execute o PdaNet no seu tablet, use o Configure para fazer o pareamento;
      – Em seguida, no PdaNet, clique em “Connect” e dê as permissões necessárias, caso ele peça.

      Com isso, a conexão deve ser feita por Bluetooth.

      Vou tentar fazer um novo tutorial, ou atualizar este, e fazer as coisas ficarem mais claras. Se precisar de alguma ajuda, pode dizer.

      Vou tentar fazer uma nova versão do tutorial

      • Rose L Mana

        Nossa,que eficiencia!Amei a ajuda!O proprio Galaxy pede pra instalar o Foxfi,mas me atrapalhei acho que na hr pq segui os passos daqui.Qto ao numero da porta continua a mesma coisa,certo?Vou tentar agora!Claro que vou dx o resultado.AH,tenho que fz td isso usando o 3g e desligando o wifi,ne?Obgd!

        • http://freebird.blog.br Vegetando

          Agora não é mais preciso configurar proxy e nem nada. Basta instalar os dois aplicativos. Bom, espero que dê certo. :)

  • Rose L Mana

    Boa noite,desculpa novamente,mas nao sei se estou fz algo errado.Olh,fiz como vc escreveu.Logo abaixo escrevi qual é o meu galaxy s e sua atualizaçao.E qual atualizaçao do tablet.Fiz o procedimento de baixar o foxfi,dps tanto o tablet qto o galaxy se reconhecem para parear,mas nao conectar.Na opçao pdanet da ate como connect!Mas na obtem os bytes…fc td 0.Claro que td fç com o 3g do galaxy ligado.tentei ate conectar a internet do cel e logo em seguida tentar entrar no tablet,e nada.Baixei os dois pdanet no tablet que tem no market e um é honeycomp.Sera que uso so um pdanet?Tem alguma coisa a ver ter os dois?É so pelo pdanet que fz ou tem outro aplicativo que poderia fz?Nossa,ta dificil aqui…vc consegui no seu teste?Por favor,me ajude mais uma vez?Ah,detalhe,qdo transfiro algo via bluetooth o galaxy consegue.So nao esta fz mesmo a conecçao da net.obgd

    • http://freebird.blog.br Vegetando

      Nas configurações de Bluetooth, você precisa ter os dois pareados. Como você já fez isso, não precisa mais repetir.

      Agora é só usar mesmo o FoxFi no smartphone, habilitar o Dun e então ir no PdaNet Tablet e pedir clicar em conectar. Nisso, deve aparecer o smartphone logo abaixo. Basta clicar sobre o nome dele e para fazer a conexão.

      O PdaNet Homeycomb serve mesmo para o processo antigo. Para fazer no ICS, você só precisa do PdaNet Tablet.

      Fazendo esses passos, consegui navegar normalmente na Internet com o tablet, sendo que o Wi-Fi estava desligado. O contador de bytes foi exibido corretamente, mostrando que os dados estavam sendo baixados.

  • Rose L Mana

    Oi,olha o que aparece qdo clico em conectar :fail to establish VPN connection :java.lang.lllegalStateExceptin:cannot create interface

    • http://freebird.blog.br Vegetando

      Você retirou aquelas configurações de Proxy? Elas vão atrapalhar. Aliás, pode retirar até o Pda Net Honeycomb do tablet.

      • Rose L Mana

        Bom dia,realmente estava com os nums do proxy,entao retirei o num e o app pda honey.Continua dando o aviso acima qdo clico em conectar.Bom,cliquei m apn so para ver e ter uma obs do tipo para credenciais tenho que digitar um pin para o ecrã. Mais ou menos isso.tem alguma coisa a ver pra liberar ter que digitar um pin,codigo,para ser liberado?Pois veio assim da fabrica,sem pin.

        • http://freebird.blog.br Vegetando

          Olá. Bom dia.

          Deixe-me entender o que está acontecendo.
           - A mensagem de erro aparece no tablet ou no smartphone?
           - Seu Galaxy S é de alguma operadora ou é a versão retail? 
           - Onde você acessou APN?

        • Rose L Mana

          Oi,entao o erro aparece no tablet qdo eu clico em connect.O meu galaxy é da Vivo.Fiz como vc explicou colocando o Foxfi.E no tablet tbem o pdanet tablet.E só!Os dois se paream,e qdo eu clico em conect no tablet aparece a tal obs.So a titulo de curiosidade fui ate em configuraçoes e clquei em VPN no tablet.Mas nao tem nada a nao ser um aviso se eu quiser acesar credenciais tenho que inserir um Pin.mas cliquei em cancelar pq nao sei do que se trata.Talvez vc que sabe mais saiba dizer se tem a ver essa conexao do galaxy com tablet a ver com esse VPN.Pois avisi tem,ne?Mas so vou mexer se vc autorizar.rsrsrsAgradeço sua atençao.Lembrando que meu tablet ainda sera lançao no Brasil,e foi comprado no Panama.Os que vem para o Brasil devem vir conf sei la com o que.Muito obgd por tentar md ajudar!

        • http://freebird.blog.br Vegetando

          Pelo que fiz, não tem mais nenhuma configuração fora dos aplicativos, basta ativar o Dun e escolher connect no PdaNet.

          Só recomendaria mexer no VPN se você o tivesse configurado para outra sitação. Se ele está como nas configurações originais, realmente não é necessário. 

          Pelo menos seu Galaxy S tem conseguido compartilhar a conexão para o tablet com Wi-Fi?

          Sobre o fato de vir do Panamá, não chega ser problema. Minha versão do Xoom está com o sistema dos EUA. Como o acesso é feito por outro dispositivo, as configurações regionais não têm influência.

  • Rose L Mana

    Entao,fiz td que vc falou.E da aquela obs do fail em relaçao a APN.Ainda nao fiz a conexao via wifi pq wifi o tablet tem.A ideia é o 3g da Vivo no tablet Sony S que nao tem.Qto a bluetooth enviar arquivos di galaxy para o tablet tbem fz.A unica coisa ke nao conecta o 3g no tablet.Qdo vc souber pq ta acontecendo isso,por favor,me avise!Dia 16 ch por aqui e quem sabe dps a gente descobre.Sera que a Sony colocou algum bloqueio?Ah,vms ver…obg mesmo assim,mas ainda nao desisti!Deve ser um detalhe…obdg,meeeesmo!

  • Mana

    Oi,agora que o tablet sony s foi lançado no Brasil sera que vc poderia ver como acesso a internet 3g no tablet.Pode ser ate usando o meu celular que é samsung galaxy s e tem internet.Lembrando que meu tablet é a serie sem internet 3g so via wifi.obgd mesmo!

  • Danilo cesar

    danilocesarmsv@hotmail.com

    Vegetando. Boa noite. Compre um tablet s. Sgpt112br/s. E gostaria de saber se tem condiçoes de eu instalar um modem huwa. Desbloqueado para todas as operadoras para eu poder usar a internet, ja que ele nao e 3g interno. ele possui android 4.0, com isso gostaria de tirar essa duvida.? Tenho tambem um nokia c7 com e gostaria de saber se tenho como rotear atravez dele isso e se ele roteai, eu utilizo a intente wifi de minhacasa velox, mais queria ver se consigo usar ummodem para umanescessidade. Desde ja agradeço.

  • Manel Horizonte

    A aplicação Open Garden tambem establece uma ligação bluetooth entre um smartphone android e um tablet android

  • Manel Horizonte

    O android 4 permite partilhar a internet de um smartphone ( com android 4) por Bluetooth com um tablet (com android 4) ou um Computador (testei com windows 7). A ligação funciona a 100%, muito estável. Aplicações que não funcionam com o PdaNet ou OpenGarden como por exemplo o Google Talk ou SeedTest, agora funcionam normalmente, estas e todas as outras.

    Utilizei um Smartphone Xperia U, tablet Archos 80 G9, computador portátil com windows seven.

    Tenho wi-fi gratis e ilimitado, é um serviço da minha operadora a que só tenho acesso no smartphone, a autenticação é feita pelo cartão Sim (Eap-Sim).
    Daí o meu interesse em partilhar a internet por Bluetooth, por o wi-fi estar ocupado.

    Experimentei tanta coisa… o android 4 faz isso na perfeição.

    Só por isto, dou 5 estrelas ao Android 4.

  • Luizc Rodrigues

    tem como baixar o programa no notebook hp

  • joaocosta77

    Caros amigos, gostava de saber como partilhar contactos, fotos etc, via bluetooth entre um smartphone android Xperia arc S, e um iPad ios.
    Obrigado.

  • Emilia

    meu cel é um samsung wave S8500 sistema Bada e meu tablet é DL 8 com sistema Android . Posso fazer a conexao p/internet via bluetooth entre os dois ? Grata

  • Alex

    como compartilhar, via bluetooth, a internet do meu chip Tim do celular com o tablet?