Skip to content

August 1, 2011 -

361

Qual escolher: Xoom ou Galaxy Tab 10.1?

Xoom vs Galaxy Tab 10.1

Xoom vs Galaxy Tab 10.1

Tablets têm ganhado cada vez mais interesse desde o lançamento do iPad. A Google, tentando aproveitar esse interesse e dar sua própria versão do que deve ser um sistema operacional para tablets, lançou o Android Honeycomb e, com ele, os fabricantes desenvolveram seus produtos. São várias as opções de tablets no mercado, que vão dos aparelhos com telas de tamanho mais reduzido e versão do Android para smartphones, até modelos de telas de 10″, com a versão apropriada do sistema operacional para tablets. Entre os competidores, dois têm destaque: o Motorola Xoom e o Samsung Galaxy Tab 10.1.

Os dois aparelhos possuem muitas características em comum. Ambos têm a tela com mesmo tamanho, resolução, processador, quantidade de memória RAM e outras coisas. Porém, há uma série de detalhes que podem fazer a diferença na escolha de um deles, que incluem a interface, peso, armazenamento, conexão, entre outros. O objetivo deste post é analisar essas diferenças para ajudar o leitor a fazer a escolha mais adequada para as suas necessidades.

Motorola Xoom vs Galaxy Tab 10.1

Motorola Xoom vs Galaxy Tab 10.1

Antes de partir para a comparação, é preciso agradecer, e muito, ao Maurício Grandi, por toda a boa-vontade e disposição em responder perguntas e fazer testes. Graças a ele, essa comparação irá incluir dados mais precisos e testes feitos com os dois aparelhos. Enquanto nós testamos o Motorola Xoom, o Maurício fez testes no Galaxy Tab 10.1 e nos passou os resultados.

Os testes feitos com os dois aparelhos servem como indícios para comparação, mas não podem ser considerados completamente justos, já que foram executados em condições diferentes. Por exemplo, nos testes com o uso de Wi-Fi cada um usou conexão, computador e roteador diferentes. Como resultado, pode-se  ter uma noção de qual o comportamento esperado de cara aparelho.

Um outro ponto em que a ajuda do Maurício foi decisiva foi quanto a confirmação das informações sobre o Galaxy Tab 10.1. Como a Samsung alterou a primeira versão do Galaxy Tab 10.1 após o lançamento do iPad 2, algumas informações na Web ficaram desencontradas. Por exemplo, enquanto o site global da Samsung aponta que o aparelho tem Bluetooth 3.0, o site dos Estados Unidos indica que a versão é a 2.1 + EDR. Entre outras informações desencontradas estão a existência de cartão SD, resolução da câmera.

Sem mais agradecimentos ou explicações para dar, vamos à comparação. Como método, será usado o tradicional “como matar o leitor de tédio usando 10 tabelas“.

Características Gerais

Aparelho Motorola Xoom Samsung Galaxy Tab 10.1
Dimensões 249.1 x 167.8 x 12.9 mm 256.7mm x 175.3mm x 8.6mm
Peso 708g 565g
Tela 10.1″ WXGA(1280×800)
TFT
Capacitiva – Reconhece 10 toques simultâneos
150 (ppi)
10.1″ WXGA(1280×800)
TFT
Capacitiva – Reconhece 10 toques simultâneos
150 (ppi)
Teclado Virtual – Android Virtual – Android e Swype (a vir com atualização)
Botões Físicos Power/Lock
Aumentar e Diminuir Volume
Power/Lock
Aumentar e Diminuir Volume
Botões Padrão da Interface Voltar
Tarefas Recentes
Home/Tarefas
Voltar
Tarefas Recentes
Home/Tarefas
LED de Notificações Sim Não

A primeira diferença significativa entre os tablets aparece já nas características físicas. O Xoom é mais grosso e mais pesado do que o Galaxy Tab 10.1, apesar de o segundo ter largura e altura maiores. A diferença do peso é de cerca de 150 gramas, o que não é absurdo, mas traz implicações ao usar o aparelho por tempo prolongado, aumentando o esforço e antecipando o cansaço. Essa diferença é ainda mais significativa ao segurar o aparelho pela borda, o que força mais o pulso e pode provocar dor após algum tempo. Nesse quesito o aparelho da Samsung deve agradar mais, por causa do peso e espessura menores.

Motorola Xoom

Motorola Xoom

A diferença do peso começa a ser entendida quando se analisa a construção. Enquanto o Galaxy Tab segue a tendência ruim dos aparelhos da Samsung, com um acabamento com predominância do plástico, que dá a impressão de ser algo frágil, o Xoom passa uma sensação diferente de robustez e qualidade, por causa do corpo emborrachado. Para não dizer que há uma melhoria na construção do Galaxy Tab 10.1, em relação a outros aparelhos da Samsung, suas laterais são de metal, o que melhora um pouco as impressões passadas.

Uma outra diferença notada é que o Galaxy Tab pode ser mais confortável para se usar em modo retrato. Isto, porque o Xoom tem uma assimetria, em função da grossura maior no centro dos lados mais compridos, onde ficam as 4 entradas para conectores, que faz com que seja menos agradável ou natural segurar o aparelho no modo retrato. Essa diferença pode não ser tão significativa pelo fato de o Honeycomb levar o usuário a usá-lo em modo paisagem e de os fabricantes levarem isso em consideração — como pode ser percebido pelo posicionamento das câmeras.

Samsung Galaxy Tab 10.1

Samsung Galaxy Tab 10.1

As grandes diferenças na construção terminam por aí. Os dois tablets possuem tela TFT LCD de 10.1″ e resolução WXGA(1280×800). Neste ponto a Samsung poderia ter se sobressaído se tivesse incorporado ao seu aparelho alguma das versões de suas telas SuperAMOLED. Como não o fez, o tablet fica sem um diferencial de grande impacto nesse quesito, porém, chegou ter resultados melhores do que o Xoom na avaliação do DisplayMatePela análise do site, o Galaxy Tab 10.1 apresenta melhor as cores e possui uma tela menos reflexiva do que a do Xoom, que se sobressaiu apenas quanto à economia de energia.

Quanto à sensibilidade, ambas as telas são capacitivas e reconhecem 10 toques simultâneos. Com relação aos botões, os aparelhos continuam semelhantes. Ambos possuem apenas o botão para ligar/desligar/travar o aparelho e outros dois para aumentar e diminuir o volume.

O que não pode deixar de ser comentado é a estranha decisão de projeto da Motorola de deixar o botão de ligar/desligar na parte de trás do Xoom. Apesar de ser estranho, é fácil se acostumar com isso, já que o botão fica bem posicionado e tem um formato côncavo, que permite que o usuário localize e aperte o botão sem precisar virar o tablet de costas para si.

Um diferencial do Xoom com relação ao Galaxy Tab 10.1 é a presença de um LED de notificações. Esse recurso é útil para dar ao usuário um alerta visual de que algum evento ocorreu no aparelho, como um novo e-mail, uma DM no Twitter ou outro evento que tenha sido configurado para tal ação. A notificação por LED é interessante porque é mantida ativa até que o usuário interaja com o aplicativo, ao contrário do alerta sonoro, que é emitido uma ou poucas vezes e que pode não ser notado caso o usuário esteja longe do aparelho no momento.

Processamento e Memória

Aparelho Motorola Xoom Samsung Galaxy Tab 10.1
Processador 1 GHz NVIDIA Tegra 2 T20 Dual Core 1 GHz NVIDIA Tegra 2 T20 Dual Core
RAM 1 GB 1 GB
Armazenamento Interno 32 GB 16/32 GB
Armazenamento Removível micro SD card (max 32 GB)*Só funciona a partir da versão 3.2 ou em outra customizada Não
Processador NVIDIA Tegra 2

Processador NVIDIA Tegra 2

O Xoom e o Galaxy Tab possuem o mesmo processador e quantidade de memória RAM. Ambos são equipados com o processador NVidia Tegra 2, de 1 GHz e 2 cores, e com 1GB de memória RAM, assim como vários outros tablets com Android lançados em 2011. Essa configuração em comum garante um bom desempenho para jogos e reprodução de mídia e não devem gerar preocupação para tarefas menos exigentes como produção de texto, leitura de documentos ou mesmo navegação na Web.

Apesar de as características de ambos serem semelhantes, há uma diferença entre os dois que tem várias implicações: a personalização do Android. O Xoom tem o Android em sua versão pura, sem personalização por parte de operadoras ou da Motorola (o que livrou o aparelho do infame MotoBlur, que até mudará de nome), enquanto o Galaxy Tab 10.1 possui várias modificações feitas pela Samsung, inclusive em aspectos visuais, que serão analisados na seção de Sistema Operacional. Como resultado dessa diferença entre Android puro e personalizado, o desempenho entre os aparelhos apresenta algumas variações, apesar do hardware semelhante. Para mensurar essas diferenças foram executados testes de benchmark.

 

Benchmark\Aparelho Motorola Xoom Samsung Galaxy Tab 10.1
Quadrant
  • 1675
  • 1807
  • 1781
  • 1825
  • 1857
  • 1541
  • 1387
  • 1412
  • 1457
  • 1425
Média 1789 1444.4
Em média o Xoom foi ~20% superior
Smartbench
  • 3093/2430
  • 2723/2450
  • 3423/2448
  • 2642/2441
  • 3414/2430
  • 2554/2297
  • 3223/2288
  • 3130/2294
  • 2847/2277
  • 2901/2232
Média 3059/2439.8 2931/2277.6
Em média o Xoom foi ~5%/~7% superior

Foram feitos testes, usando os dois tablets na versão 3.1 do Android, com 2 aplicativos: SmartBench e Quadrant. Para cada um deles os aparelhos foram reiniciados e o programa foi executado 5 vezes. Obtendo o valor médio das 5 execuções, o que se notou é que Xoom foi ~5% mais rápido no índice de produtividade e ~7% no de games. Para o Quadrant, os resultados indicaram que o Xoom foi ~20% mais rápido do que o Galaxy Tab 10.1. Essa diferença no desempenho é também é notada pelo site mobilebenchmark, onde aparelho da Motorola ficou com 10 posições a frente do aparelho da Samsung no ranking global.

Ambos aplicativos de benchmark levam em consideração fatores como poder de processamento em geral, processamento gráfico e escrita em memória. Apesar desses testes, o SmartBench realiza o processamento sem redimensionar sua imagem para o tamanho da tela, ficando limitado a uma resolução que normalmente apareceria em um smartphone. O Quadrant, por outro lado, faz o redimensionamento. O que se pode concluir disso é que é possível que o Smartbench represente o poder de processamento “bruto” do aparelho, enquanto o Quadrant tem indícios mais fortes da experiência de uso do aparelho, sobretudo com relação à smartphones.

O que se conclui dos resultados é que, por melhores que sejam as modificações da Samsung, elas implicam em um desempenho menor. Isto, com o Galaxy Tab 10.1 sem ter adicionado o TouchWiz, que virá em uma atualização futuramente. Essa diferença de até 20% pode não ser notada para a maior parte das situações, mas pode ter implicações em aplicativos que requerem mais processamento.

Além do desempenho em geral, há outra diferença que pode influenciar na decisão de escolha dos tablets: o armazenamento. O Xoom não tem variações quanto a isso, possui 32GB de armazenamento já incorporado e aceita cartão de memória micro SD de até 32GB (apesar de ele só ser ativado com ROMs customizadas ou a partir da versão 3.2 do Android).  O Galaxy Tab 10.1 oferece diferentes opções para o usuário, mas não permite o uso de micro SD. Há versões de 16GB e 32GB, sendo a última presente no modelo 3G, já incorporados ao dispositivo, que não tem de fábrica a opção de usar cartão de memória. A diferença de preço entre as versões de 16 GB e 32GB é de $100,00 na BestBuy.

Se por um lado é bom ter opções diferentes para armazenamento, por outro a diferença de preço não parece valer a pena. Sobretudo, porque a ausência de entrada para cartões de memória impõe uma limitação maior ao aparelho, que não pode ter um upgrade feito pelo usuário. A Samsung anunciou que existirá um adaptador para cartão SD que pode ser conectado ao tablet, mas essa opção também deve estar disponível para outros tablets com Android Honeycomb, como o Xoom, pela função USB OTG (On The Go). A diferença de 16GB já incorporados ao tablets, de $100, é bem maior do que os 16GB de cartões oferecidos a partir de $29.99 na própria loja.

Características Complementares

Aparelho Motorola Xoom Samsung Galaxy Tab 10.1
GPS A-GPS A-GPS
Acelerômetro Sim Sim
Bússola Digital Sim Sim
Giroscópio 3 eixos Sim Sim
Proximidade Não Não
Luz Ambiente Sim Sim
Barômetro Sim Não
Outras Funções - Encryption - Encryption
- More exhaustive EAS IT policies
- Sybase Afaria
- Cisco / F5 VPN capability

Com relação aos recursos complementares, o Xoom se sobressai em um único ponto: a presença de barômetro. Este recurso serve para medir a pressão atmosférica, o que ajuda a determinar a altitude do aparelho com relação ao nível do mar e complementar os dados fornecidos sobre o clima.

Nos demais aspectos os tablets continuam semelhantes. Possuem GPS e bússola digital, importantes para a navegação por mapas e aplicativos de realidade aumentada, têm acelerômetro e giroscópio, úteis para a utilização em geral e para jogos baseados em movimento, e sensor de luz. Como os aparelhos não possuem a função de telefone, é compreensível que não tenham sensor de proximidade, já que não será preciso (ou esperado) que o usuário aproxime seu rosto da tela.

A qualidade da recepção do sinal de GPS é um ponto que deve ser visto com mais atenção. O Xoom apresentou uma qualidade ótima de recepção, conseguindo receber sinais mesmo em ambientes fechados. Com o tablet perto da janela foram encontrados 12 satélites em menos de 1 minuto. O Galaxy Tab 10.1 não teve um resultado tão bom, mesmo a céu aberto. Pelos testes feitos pelo Maurício, algumas vezes não era possível encontrar mais do que 1 satélite. Depois de três tentativas a céu aberto, foi possível achar 5 satélites, com bom sinal, em cerca de 1 minuto.

Considerando problemas recentes de aparelhos da Samsung, como visto por várias pessoas no Galaxy S (I, II, III, …) e até no Galaxy SII (I, II), apesar de o segundo parecer um caso recuperável (I e II), não dá para ignorar a possibilidade de o tablet ter um baixo desempenho nesse quesito. Os resultados dos testes com o Galaxy Tab 10.1 deveriam ter sido melhores, considerando que a área disponível para a antena do GPS é bem maior do que a presente em smartphones.

Se a qualidade do GPS parece ser um problema crônico da Samsung, a cobertura de diversos outros recursos tem sido uma qualidade mantida pela empresa. No Galaxy Tab 10.1 foram incluídos vários recursos que podem agradar principalmente usuários corporativos: Sybase Afaria, Cisco /F5 VPN capability. O único ponto em que o Xoom se iguala é na capacidade de cifrar o conteúdo do tablet a partir de uma senha.

Sistema Operacional

Aparelho Motorola Xoom Samsung Galaxy Tab 10.1
Versões do SO Android 3.01, 3.1 e 3.2
No Brasil 3.0.1
Android 3.1
Interface Android puro Android Puro + Download do TouchWiz
Aplicativos Google Aplicativos Google
- Android Market
- Calendar
- Gmail
- Gmail eBooks (não na versão BR)
- Google Maps
- Google Latitude
- Google Maps Street View
- Google Talk
- YouTube
*Outros aplicativos Google instaláveis pelo Android Market
Aplicativos Google
- Android Market
- Calendar
- Gmail
- Gmail eBooks (não na versão BR)
- Google Maps
- Google Latitude
- Google Maps Street View
- Google Places
- Google Talk
- YouTube
*Outros aplicativos Google instaláveis pelo Android Market
Aplicativos - Cordy
- Dungeon Defenders
- Adobe Flash 10 Player
- Movie Studio
- Social Hub
- Music Hub
- Media Hub
- Readers Hub
- TouchWiz 3.0
- Swype
- Polaris Office
- Mini Apps
- Amazon Music Cloud Player
- Amazon Kindle
- Words with Friends
- Mobile Printing
- FindMyMobile

Os dois tablets possuem o mesmo sistema operacional, mas as diferenças aqui podem ser grandes. De um lado, está um dispositivo com Android puro, com mais velocidade, atualizações mais rápidas e recursos algumas vezes incipientes. Do outro, está um aparelho com uma interface um pouco diferenciada, com algumas das deficiências do Android supridas, mas com demora para atualizações e um sistema um pouco menos rápido. Apesar das diferenças, não há um aparelho que possa ser declarado vencedor, já que as mudanças devem agradar a públicos diferentes. Para entender melhor a qual público cada aparelho pertence, é preciso ver com mais detalhes as diferenças.

O Xoom vendido nos EUA é um Google Experience Device (GED), que serve como modelo para desenvolvimento de uma versão do Android, no caso, o Honeycomb. Apesar de apenas o Xoom dos EUA ser um GED, usuários de outros países podem trocar a versão do seu sistema utilizando a versão americana, desde que sejam respeitadas as especificações de conectividade, como no caso das frequências de uso de 3G. Essa diferença fica mais nítida observando que, na data de publicação deste post, a versão americana do Xoom estava na versão 3.2, enquanto a versão brasileira estava na versão 3.0.1. Para os brasileiros, o tablet sequer conseque reconhecer o cartão de memória.

Tomando como base a versão americana, o aparelho tem um sistema limpo de personalizações, recebe atualizações OTA (Over The Air) e vem com o bootloader destravado, o que permite aos usuários trocar o sistema operacional e obter acesso como super usuário (root) de forma simples. Porém, como a Google não cobre tão a fundo as necessidades dos usuários, há deficiências como falta de aplicativos para produtividade, como uma versão offline de um aplicativo que trabalhe com arquivos do MS Office e do Libre Office, interface aprimorada para aplicativos de reprodução de música e vídeo, entre outros.

O Galaxy Tab 10.1 segue bem o exemplo dos smartphones da Samsung. Eles vêm com uma interface aprimorada, geralmente mais colorida, com mais formas de acesso às funções do aparelho, por meio de atalhos, aplicativos variados e novas funcionalidades. A versão para tablets da interface TouchWiz sofreu sofreu atraso e ficou para ser entregue posteriormente, por download, mas já é possível ver como ela será.

Com o TouchWiz, a interface fica mais colorida, fugindo dos tons azuis e do preto do Honeycomb. Novos atalhos são adicionados, widgets diferenciados são incluídos no pacote e há até a adição de um tipo diferente de aplicativo, os mini apps. Estes, em geral mais simples do que os convencionais, podem ser abertos sobre outros aplicativos, sendo exibidos em uma sobreposição de janelas. Eles permitem acesso rápido a funções como calculadora e bloco de anotações, para complementar o uso de outros programas. Outra adição que será fornecida junto com a atualização do TouchWiz é o Swype, já disponível na versão beta, que possui um ajuste melhor para tablets.

Do ponto de vista de aplicativos o Xoom fica aquém do Galaxy Tab 10.1. Nele há os aplicativos Google e os jogos Cordy e Dungeon Defenders. Na versão brasileira, o usuário tem acesso aos aplicativos Abril, Saraiva, Folha, Terra TV e Gameloft, que também podem ser acessados por outros tablets. O Galaxy Tab 10.1, por sua vez, vem com um conjunto mais rico de aplicativos, como os vários “hubs” ( Social, Music, Media e Readers), o Polaris Office, Amazon Kindle e Words with Friends. Além desses aplicativos, há outros que permitem a impressão (Mobile Printing) e serviço de segurança para o aparelho (FindMyMobile).

O que dá para entender dessas diferenças, é que o Xoom deve agradar usuários avançados, que querem atualizações rápidas, capacidade de modificar os recursos do aparelho ou que estejam dispostos a encontrar outros aplicativos para fornecer recursos que o Android não ofereça nativamente. O Galaxy Tab 10.1 deve agradar mais usuários que querem um aparelho pronto para as necessidades, que já venha completo e bem acabado, sem ter que se preocupar tanto em estar com a versão mais recente do sistema.

Multimídia

Aparelho Motorola Xoom Samsung Galaxy Tab 10.1
Áudio / Fone de Ouvido 3.5mm 3.5mm
FM Rádio Não Não
TV Digital Não Não
Reprodução de Vídeo 1080p HD (1920 x 1080)
- Codecs: H.263, H.264 AVC, MPEG4 SP e VP8
1080p HD (1920 x 1080)
- Codecs: WMV9, WMV8, WMV7, H.264, MPEG4, Xvid, DivX e VP8
Reprodução de Áudio Alto-falante estéreo na parte traseira
- Formatos: FLAC, MIDI, OGG Vorbis, PCM/WAVE, MP3, AAC, AAC+, eAAC+, WMA e RA
Alto-falante estéreo nas laterais
- Formatos: MP3, AAC, AAC+, eAAC+, WMA e RA
Câmera Principal 5.0 megapixels (2592 x 1944) 3.0 megapixels
Características da Câmera Principal - Dual Flash LED
- Auto Foco
- Gravação de Vídeo em 720p HD a 30 fps
- Efeitos: Color effects, Scenes e White balance
- Flash LED
- Auto Foco
- Gravação de Vídeo em 720p a 30 fps
- Efeitos variados a mais: Fotos panorâmicas, disparo com sorriso, …
Câmera Secundária 2.0 megapixels 2.0 megapixels
LED de Privacidade Sim Não
Parte de trás do Xoom.

Parte de trás do Xoom.

No que diz aos recursos multimídia, há várias pontos diferentes que devem ser notados, sobretudo porque o Xoom derrapa em alguns deles, apesar de ter boas especificações. O primeiro ponto é a saída de áudio. Ambos têm som estéreo, mas os alto-falantes do Xoom ficam na parte de trás, o que torna o som menos “vivo” quando está no ar e fica abafado quando está sobre uma superfície. O Galaxy Tab 10.1 tem os sons nas laterais, o que melhora o resultado.

A reprodução de músicas e vídeo nos tablets é boa porque o Android suporta um conjunto minimamente diversificado de formatos e o Tegra 2 tem bom desempenho para suportar reprodução de vídeo em 1080p. Para os formatos que não são diretamente suportados, há players que fazem o trabalho exigindo um pouco mais do hardware. No caso do Galaxy Tab 10.1 os complementos da Samsung dão uma boa vantagem, cobrindo outros formatos que o Android não aceita.

Parte de trás do Galaxy Tab 10.1.

Parte de trás do Galaxy Tab 10.1.

Com relação à câmera o Xoom sai na frente em termos de hardware, mas pode ficar atrás na qualidade da execução. O aparelho da Motorola tem câmera de 5mpx e Flash Dual LED, contra a câmera de 3mpx e Flash LED do aparelho da Samsung. Ambos gravam vídeo em 720p e têm câmera frontal de 2mpx, para vídeo chamada. Apesar da vantagem com relação ao hardware melhor, a câmera da Xoom apresenta recursos básicos, enquanto a Samsung oferece funções adicionais para a câmera, como fotos panorâmicas e detecção de face, como pode ser visto em: http://www.samsung.com/us/microsite/galaxytab/index.html.

As fotos tiradas com o Xoom parecem ter uma certa granularidade que não é notada nas fotos do Galaxy Tab 10.1 e nem no Nexus S (que possui uma câmera com a mesma resolução). Para comparar a qualidade das fotos dos aparelhos, foram compartilhados alguns álbuns: Xoom e Galaxy Tab 10.1. As fotos do Nexus S podem ser vistas para se ter a noção, em comparação ao Xoom, de uma foto tirada em um mesmo lugar e com a mesma resolução.

Os aparelhos possuem características diferentes para as câmeras, mas esse fator deve ser de pouco impacto em muitos casos. Usar um tablet para tirar fotos não é a opção mais portátil ou cômoda. E se o argumento para buscar um smartphone com uma boa câmera é ter em mãos uma opção de qualidade para tirar fotos espontâneas e registrar momentos importantes que acontecem de modo inesperado, com um tablet esses argumentos perdem a força, até mesmo porque é provável que uma pessoa tenha um smartphone por perto para capturar a foto.

Flash Duplo de LED do Xoom (à esquerda) e Flash LED do Galaxy Tab 10.1 (à direita)

Flash Duplo de LED do Xoom (à esquerda) e Flash LED do Galaxy Tab 10.1 (à direita)

A opção que deveria ter mais peso na escolha, provavelmente, seria a da câmera frontal, para uso de vídeo chamada. Nesse ponto ambos estão em igualdade em termos de qualidade, porém, o Xoom possui como diferencial um “LED de privacidade”, que indica quando a câmera frontal está ligada. Pode parecer um detalhe sem importância, mas ter esse tipo de recurso evita situações constrangedores e outros problemas que envolvem privacidade.

Conectividade

Aparelho Motorola Xoom Samsung Galaxy Tab 10.1
Wi-Fi 802.11 a/b/g/n
- Dual-band support (2.4GHz e 5GHz)
802.11 a/b/g/n
- Dual-band support (2.4GHz e 5GHz)
Wi-Fi Direct
Wi-Fi Hotspot Sim (na versão 3G) Sim (na versão 3G)
Bluetooth Bluetooth 2.1 + EDR Bluetooth 2.1 + EDR
USB micro USB 2.0 Não – conector proprietário de 30 pinos
HDMI micro HDMI 1.4 Com adaptador
NFC (Near Field Communications) Não Não

No que diz respeito a conectividade, cada aparelho tem seus altos e baixos. Ambos possuem Bluetooth 2.1+EDR e trabalham com vários padrões do Wi-Fi, permitindo o uso de redes 802.11 a/b/g/n, e incluem o suporte a Dual Band (2.4GHz e 5GHz), o que é importante para manter a compatibilidade com várias redes, ao mesmo tempo em que o uso do padrão 5GHz, que pode livrar o aparelho de inteferências. Além disso, por utilizarem o Android, os tablets podem permitir o compartilhamento de conexão no modo Wi-Fi Hotspot, em sua versão com 3G.

Um dos pontos testados com auxílio do Maurício Grandi foi a velocidade de acesso à rede em comparação com computadores na mesma rede. Ao contrário do que ocorre com smartphones, como visto com o Nexus S e com o Galaxy S, em que a latência de acesso à rede é quase o dobro, com ambos os tablets o acesso é praticamente o mesmo dos computadores, com variação máxima de 3 ms. Na velocidade de transferência, assim como ocorreu com smartphones, os resultados ficaram bem semelhantes. Nos testes, o Galaxy Tab 10.1 chegou a ter um acesso mais rápido do que o computador em teste.

O Galaxy Tab 10.1 se destaca por ter Wi-Fi Direct, que permite a comunicação entre dispositivos sem o intermédio de um roteador, de modo semelhante ao uso do Bluetooth. Apesar de estar à frente nesses pontos, a Samsung, com sua síndrome de Apple, deixou de usar formatos bem estabelecidos no mercado, como o micro USB e o micro HDMI, para usar um formato proprietário de 30 pinos.

Conexões: Xoom acima e Galaxy Tab 10.1 abaixo.

Conexões: Xoom acima e Galaxy Tab 10.1 abaixo.

A política de uso de um formato proprietário pode beneficiar a empresa ao permitir a criação de acessórios diferenciados. Porém, obriga o usuário a levar mais cabos diferenciados para cada um de seus acessórios, quando poderia levar, por exemplo, um cabo micro USB para tablet, câmera e celular. Além disso, acessórios com um formato específico são mais caros e difíceis de serem encontrados para repor um que tenha sido danificado ou perdido.

Nesse ponto o Xoom beneficia o usuário por aceitar utilizar o formato micro USB e micro HDMI para permitir, respectivamente, a troca de dados com computadores e a transmissão de imagens para monitores e TVs. E mesmo mantendo esse padrão, há acessórios interessantes para o tablet da Motorola.

 

Bateria e Autonomia

Aparelho Motorola Xoom Samsung Galaxy Tab 10.1
Tipo Li-Polymer 6500mAh Li-Polymer 7000mAh
Carregamento Conector proprietário Conector proprietário
Tempo de Uso - Navegação Web por Wi-Fi: ~10 horas
– Reprodução de MP3: ~79 horas (~3.3 dias)
Reprodução de Vídeo: ~10 horas
- Navegação Web por Wi-Fi: ~9 horas
– Reprodução de MP3: ~72 horas (~3 dias)
Reprodução de Vídeo: ~9 horas
Tempo em Standby (máximo) 14 dias (336 horas) ~31 dias (750 horas)

A autonomia dos dois aparelhos parece semelhante em vários aspectos. Ambos possuem bateria Li-Poly, sendo que a do Xoom possui 6500 mAh e a do Galaxy Tab 10.1 tem 7000mAh. Apesar desses ~7% de diferença, as especificações de cara aparelho apontam 10 horas de funcionamento do Xoom para tarefas de consumo alto, como reprodução de vídeo e navegação Web, contra 9 horas do tablet da Samsung. Uma das explicações para o desempenho melhor do Xoom,  pode ser a tela mais econômica do que a do Galaxy Tab 10.1, como apontado pelos testes do DisplayMate.

Carregador do Xoom à esquerda e do Galaxy Tab 10.1 à direita.

Carregador do Xoom à esquerda e do Galaxy Tab 10.1 à direita.

No que diz respeito ao carrgamento, os dois tablets têm seus pecados. O Xoom não aproveita sua entrada micro USB para carregar a bateria, como era de se esperar, e acaba incorporando um conector proprietário com uma fonte grande para ser ligada a tomada. O Galaxy Tab 10.1, por sua vez, não tem entrada micro USB e usa seu conector proprietário para fazer o carregamento. Ao menos a Samsung fornece a possibilidade de se ligar o conector proprietário a uma saída USB de computador, que também é encaixada a um adaptador para tomada.

Venda e Lançamento

Aparelho Motorola Xoom Samsung Galaxy Tab 10.1
Venda Internacional BestBuy:
-Wi-Fi (32GB):$499.00
BestBuy:
- Wi-Fi 16GB:$499,99
– Wi-Fi 32GB: $500,99
Venda Nacional FastShop:
- Wi-Fi:R$1674,58
Acessórios Inclusos - Carregador
- Cabo USB
- Carregador de tomada com entrada USB
- Cabo USB -> 30 pinos para conector proprietário
- Fone de ouvido
Acessórios Oficiais (comprados à parte) Standard Dock
Speaker Dock
Wireless Keyboard
Car Charger
Protective Gel Case
Travel Charger
Portfolio Case
Bluetooth Headset
Multi-Media Dock
Keyboard Dock
Book Cover Case
USB Adapter
Leather Pouch
Conductive Stylus
HDMI Adapter

Apesar de terem algumas variações de preço inicial, no momento da elaboração do post os dois tablets foram encontrados por cerca de $500,00, no mercado internacional, em suas versões básicas com Wi-Fi. Apesar do preço base ser o mesmo, é preciso pesar todos os aspectos anteriormente apresentados e verificar se o preço é justo, já que há diferenças no armazenamento, uso de cartão de memória, aplicativos já incorporados e interface complementada. Com o armazenamento interno com capacidade igual, a diferença de preço entre ambos sobe cerca de $100,00.

No Brasil, até a hora da publicação deste post, apenas o Xoom estava disponível para venda, com valor a partir de R$1674,58, na FastShop. Apesar de não estar disponível no Brasil neste momento, já existe previsão de venda do Galaxy Tab 10.1. O que é importante saber é que tanto o aparelho da Motorola quanto o da Samsung devem ser fabricados no Brasil e, com isso, terão o incentivo fiscal que pode reduzir seus preços em até 36%.

Em termos de conjunto de venda, considerando os acessórios, nenhum dos dois tem um grande diferencial. Ambos são entregues com carregador, cabo de sincronismo e manual. Adicionalmente, o Galaxy Tab 10.1 fornece também um fone de ouvido.

Acessórios que podem ser usados em conjunto com os tablets.

Acessórios que podem ser usados em conjunto com os tablets.

Para aqueles que buscam complementar os recursos do aparelho com outros acessórios há várias opções oficialmente vendidas. Os dois aparelhos possuem modelos diferentes de dock stations, teclado, capas de proteção e cabos. Para quem quiser ter um Galaxy Tab 10.1 ainda mais parecido com o iPad há a capa “Smart Case“, que não é um acessório oficial, mas parece seguir a tendência da Samsung em ter produtos com características semelhantes às da Apple.

Considerações finais

Aparelho Motorola Xoom Samsung Galaxy Tab 10.1
Construção Mais pesado e grosso
Maior robustez
LED de notificação
Mais leve e fino
Maior fragilidade
Tela com menos reflexo e melhor apresentação de cor e contraste
Processamento e memória Maior capacidade de armazenamento e uso de cartão de memória Duas opções de armazenamento, sem leitor de cartão de memória embutido
Características complementares Inclusão de barômetro e ótimo desempenho com GPS GPS com desempenho mediano
Inclusão de recursos extras para meio corporativo
Sistema Operacional Possui versão mais recent do Android para Tablets
Sistema puro, sem modificações
Atualizações devem ser constantes e imediatas (na versão americana)
Versão 3.1 do Android
Interface personalizada com mais recursos para o usuário
Atualizações devem ser demoradas, mas prováveis
Multimídia Alto falante mal localizado
Câmera com maior resolução
Alto falante melhor localizado
Câmera com menos resolução, mas com recursos melhores
Conectividade Possui formatos comuns: HDMI e USB Possui formato proprietário
Tem Wi-Fi Direct
Bateria Maior duração
Não carrega por USB
Menor autonomia em alguns recursos
Conector de carregamento com adaptador para USB
Venda e lançamento local Fabricação e venda no Brasil Previsão de fabricação e venda no Brasil, mas ainda não disponível

O Xoom e o Galaxy Tab 10.1 compartilham muitas características que os tornam semelhantes em termos de processamento e conectividade. O que pode ser decisivo para que eles sejam mais ou menos adequados para os usuários, podem ser questões como o peso, a facilidade de uso pelo usuário e a capacidade de personalização. Dados esses aspectos, o Xoom pode ser um aparelho que ofereça uma experiência mais próxima do Nexus S, sendo adequado para quem quer atualizações frequentes, facilidade de modificação e velocidade — até o momento em que a Google de deixar de lançar as atualizações para ele e essa tarefa depender da Motorola. O Galaxy 10.1 pode agradar mais usuários que querem um produto completo entregue, que tenham peso e dimensões como um fator de grande importância e que possuam necessidades específicas de serviços de conectivdade e sincronismo, geralmente associados ao meio corporativo.

Posts Relacionados

  • http://www.facebook.com/people/Isis-Maciel/100002494559003 Isis Maciel

    Ahhh, eu quero o tablet pra estudar. Para isso, costumo baixar vários livros em pdf. E para ler no pc eu utilizo o PDF-XChange (
    http://www.baixaki.com.br/download/pdf-xchange-viewer.htm ) pq ele permite várias marcações, anotações e comentários. Vc sabe de algum aplicativo com funções parecidas que funcione no Android?

    Grata, Isis

  • Guimaraes Oliveira Gabriel

    Eu não to conseguindo conectar via wi-fi e nem por meio do 3G , o que eu faço? :(((

    • http://freebird.blog.br Vegetando

      Olá Gabriel,

      O Xoom não está em modo avião/voo? Nessa situação, ele não permite a conexão de dados por 3G.

      Para acessar por Wi-Fi, você precisa ir em configurações, habilitar o Wi-Fi e então escolher uma rede para utilizar.

      • Guimaraes Oliveira Gabriel

        então, o modo voo esta desabilitado sim , e  eu ja fiz essas coisas todas, dai quando coloco a senha do meu roteador, que uso no not,  fica autenticando, depois para e não entra …. :s 

        • http://freebird.blog.br Vegetando

          E com chip de operadora, não dá certo?

          Sobre o roteador, você não está usando filtro por MAC, certo?

        • Guimaraes Oliveira Gabriel

          então, eu coloquei o chip ontem, mas falou que o chip era invalido, coloquei outra, e deu a mesma coisa , 1 da tim e outro da oi ! Ja o roteador, eu não sei se to usando do jeito como vc falou, :S

          • http://freebird.blog.br Vegetando

            Você já usou outros aparelhos com esse roteador? Se tiver usado normalmente, então não deve estar usando filtro por MAC.

            Só para ter certeza, o encaixe do chip foi perfeito, certo? Não houve confusão com relação ao lugar do chip e o do cartão de memória?

            Se o problema continuar, o melhor é já tentar ligar para a assistência técnica. Qualquer coisa, se não te atenderem bem, você está no prazo de devolução/troca do produto.

        • Guimaraes Oliveira Gabriel

          Então, eu não consigo usar o wi-fi no meu cel, só pelo not  msm :S Vc pode me passar o numero ou vem em algum lugar aqi?

  • Lauro_brenner

    nativo!! sem querer te atrapalhar mas necessito de algumas respostas para mihas dúvidas. queria saber se é possível responde -las? minhas perguntas são: qual é a melhor alternativa tablet motorola xoom 3g, ou wi-fi? qual é o melhor tablet na sua opnião galaxy tab ou motorola xoo? posso digitar arquivos em word, editar arquivos em power point, em pdf, no tablet motorola xoom? tem taclado para motorola xoom? cofiante que que terei minhas respostas agradeço a vós desde já!!

    • http://freebird.blog.br Vegetando

      Olá Lauro,

      Para mim, a escolha do modelo Wi-Fi ao 3G deve ocorrer apenas se você pretender mudar o sistema nacional para o americano, para ter atualizações mais rápidas. Se não for o caso, compensa comprar o 3G, já que está até mais barato na FastShop. Esse modelo tem 3G e Wi-Fi, então oferece mais recursos.

      De um modo geral, prefiro produtos da Samsung aos da Motorola, essencialmente porque a primeira empresa costuma atualizar seus produtos mais rapidamente. O que considero negativo no Galaxy Tab são os conectores proprietários. Fora isso, o tablet é bem trabalhado, é cheio de recursos e tem uma construção mais fina e leve, o que melhora o uso no dia a dia.

      Minha escolha entre os dois foi o Xoom, mas isso porque dei prioridade ao fato de o aparelho da Motorola ser usado pela Google como modelo de desenvolvimento da versão 3 do Android. Sem se preocupar com esse tipo de questão e com “hacks”, é possível que o Galaxy Tab 10.1 seja uma opção melhor.

      O Xoom vem apenas com o Google Docs para lidar com documentos. Se você quiser fazer edição de modo mais completo, será preciso comprar aplicativos para isso. Em geral, eles custam entre R$20 e R$30. O Galaxy Tab 10.1 já vem com esses aplicativos.

      A respeito de teclado, há um específico para o Xoom, mas até onde sei, ele não é vendido oficialmente no Brasil. Já o Galaxy Tab tem um teclado vendido para ele. Contudo, o Xoom e o Galaxy Tab permitem o uso de teclados Bluetooth e USB. O problema é que a acentuação não é feita como se faz no computador, conforme o layout ABNT.

      No quesito teclado, o Asus Eee Pad Transformer tem a melhor opção, ainda que mais cara, que aumenta a autonomia do aparelho para até 16 horas de uso e ainda incrementa o número de portas disponíveis.

      Sinta-se à vontade para fazer perguntas.

      • Lauro_brenner

        se então quiser comprar teclado bluethooth terei que pesquisar fora ou consigo no brasil?

        • http://freebird.blog.br Vegetando

          Não precisa. Há alguns modelos que são vendidos em lojas, como:
          – Apple;
          – Nokia SU-8W;
          – Teclado Motorola;

          No pior caso, é possível comprar o da Motorola no Mercado Livre. O único problema é a parte da acentuação.

          Há alguns teclados genéricos também. O importante é ver se o teclado funciona com o perfil Bluetooth HID ao invés do SPP. O segundo é mais trabalhoso de configurar.

      • Lauro

        boa tarde!!! tenho dúvidas nas compras! queria saber se um tablet pode substituir um note? lauro

        • http://freebird.blog.br Vegetando

          Olá Lauro,

          Boa tarde! Olha, pode substituir parcialmente em algumas coisas. Eu, por exemplo, consigo ler bem notícias, acessar sites e conversar por programas como GTalk e Skype. Para produzir texto, a limitação é não conseguir acentuar teclado físico.

          Aliás, de um modo geral, a experiência de produção de conteúdo em tablets não é muito boa. Fico um pouco frustrado ao tentar trabalhar com várias coisas, como trabalhar em um texto, minimizar o aplicativo, achar uma imagem, redimensioná-la, inseri-la no texto e por aí vai. Acho difícil conseguir um nível bom de produtividade.

          Se for para consumir ou apresentar conteúdo, ele serve bem. Por exemplo, para exibir slides, mostrar fotos, ler artigos ou discutir um texto, marcando trechos.

  • Guimaraes Oliveira Gabriel

    então, eu coloquei o chip ontem, mas falou que o chip era invalido, coloquei outra, e deu a mesma coisa , 1 da tim e outro da oi ! Ja o roteador, eu não sei se to usando do jeito como vc falou, :S

  • Cabinhobr

    Estou com Galaxy tab 10.1 32gb P7510 – Comprado nos EUA- Nao carrega por USB, quando ligo na rede eletrica se o galaxy tab esta ligado nao reconhece o contato e nao carrega, preciso desligar o aparelho e ai ele consegue carregar a bateria, porem de maneira muuuuito lenta, mas de 20horas para ser integral  consultei topico na internet que diz que por USB nao carrega pois o USB somente passa 0,5A e que o TAB precisa de 2A, mas e na rede eletrica o que acontece.   
    Seu topico nao considerou o tempo de carregamento integral das baterias comparadas?

    • http://freebird.blog.br Vegetando

      Olá,

      Infelizmente não testei o tempo de carregamento integral dos tablets (mancada). Vou adicionar esse item para teste. 

      Esse padrão de 20 horas de carregamento foi relatado por outros usuários? Apesar da desvantagem de ter um carregador grande, o tempo de carregamento integral do Xoom é bem rápido. Não deve chegar a 3 horas.

      Sobre o carregamento por USB, já tentou também em portas USB 3.0? A corrente delas é maior, de quase 1A. Pode não estar dentro do padrão esperado pelo Galaxy Tab, mas pode ser suficiente para ativar a função de carregamento.

  • Hellcius

    RESUMO: XOOM 9,2 vs GALAXY 7,9

  • Henrique

     Opa Blz? Eu vi que o Motorola Xoom segue uns recursos a frente do Galaxy Tab em questao de Conectividade de Hardware, mais o sistema do Galaxy tab para Usuarios com grande recursos isso esta na frente do Xoom.
     
    Como sou fã da Samsung vi que ele tem praticamente o cabo USB para carregamento do Tablet, nisso posso conecta-lo a outras entradas… como um HD Externo? pq se desse esse problema de Armazenamento dele seria o de menos com 16 gb…pq como eu li, um usuario igual eu como um sistema do Galaxy Tab seria ideal para mim, o problema que o Xoom, tem mais entradas de hardware….

    Nisso o que você falaria, é possivel, conecta-lo a outros aparelhos, com essa entrada USB, ou teria que ser uma entrada ou até mesmo um Cabo diferente para tal trabalho?

    Obrigado

    • http://freebird.blog.br Vegetando

      Olá Henrique,

      O Galaxy Tab tem 2 adaptadores, que precisam ser comprados à parte, que permitem conectar acessórios USB e cartão de memória. No caso do adaptador USB, é provável que ele não consiga ler os dados de um HD externo. Isso, porque geralmente o tablet não consegue fornecer energia suficiente para o funcionamento correto do aparelho. O Xoom mesmo, usando o adaptador USB, não consegue fazer a leitura.

      Como seu problema parece estar relacionado a armazenamento, o adaptador de cartão de memória deve ser uma boa solução. Ele é compacto, assim como os cartões, e pode ser trocado com facilidade.

      Uma outra opção é aguardar as versões novas do Galaxy Tab, anunciadas semana passada, que trarão o slot para cartão já integrado.

  • Henrique

    Vegetando. Entendi. Então, eu vi em uma materia esta madrugada que esta conecção USB suporta HD Externo sim, a partir do momento que  HD externo tenha sua propria fonte de alimentação, ( tipo ja com fonte) nisso ja fiquei feliz em compra-lo pq ela entra o HD Externo Sim…. Então eu ja resolvi no qual vou comprar que vai ser o Galaxy  Tab mesmo…

    Obrigado

    • http://freebird.blog.br Vegetando

      Henrique,

      Se você conseguiu uma confirmação, ótimo! No Xoom, quando testei, não chegou a dar certo, mas pode ser algum problema com relação ao modelo ou fato de não ter conseguido mesmo energia suficiente.

      Espero que fique satisfeito com a escolha.

  • Lauro_brenner

    olá vegetando! queria saber se motorola xoom tem entrada para fone de ouvido?

    • http://freebird.blog.br Vegetando

      Olá Lauro,

      Tem sim. Na borda superior do aparelho.

  • Lauro

    olá vegetando! queria muito saber se você confia na loja virtual fastshop? pois quero comprar o motorola xoom 3g + wi-fi lá! caso tenha uma loja mais barata e que tenha segurança pode me recomendar! valorizei muito o o estilo dee! só tenho mas umas dúvidas tem como eu conectar um pen-drive no motorola xoom?! ou tembém um cartão micro SD (com adaptador logico)?!

    • http://freebird.blog.br Vegetando

      Olá Lauro,

      Considero a FastShop bem confiável. Meu Xoom foi comprado nela, inclusive. Pelo que vi, o preço lá está bem em conta, principalmente do modelo 3G+Wi-Fi.

      Para ligar um pendrive é preciso comprar um adaptador USB e, ainda assim, pode ser que não funcione corretamente (quando testei na versão brasileira, não consegui a conexão com todos).

      Cartão de memória micro SD pode ser usado sem qualquer acessório.Logo abaixo do lugar para colocar o SIM Card tem um espaço para ligar cartão de memória.

    • Mgc Godoy

      Oi, Lauro, a wallmart teve uma promoção de venda do motorola xoom tm (3G, wi fi) a R$1453,00 parcelado em até 6 x ou em 95,00 de 12 x pelo hipercard. Dá uma olhada no site deles. Comprei meu xoom por lá não faz 10 dias e recebi logo.

  • Lauro

    poxa naum deu pra comprar o xoom tive q comprar o galaxy tab 10.1! mas queria saber se posso usar um modem no galaxy tab? e se ele tem entrada pra fone? Naum sei se fiz o certo em esclher o galaxy, mas tudo bem! vc dise q preferia o galaxy ao xoom! espero  ficar satisfeito! valeu ai!

    • http://freebird.blog.br Vegetando

      Olá Lauro,

      Ele possui entrada pra fone de ouvido.

      Quanto ao uso com modem, não sei dizer. No Xoom, testei usar um smartphone como modem USB, mas não deu certo. Para receber acesso à Internet, acho mais prático usar um smartphone para compartilhar conexão por Wi-Fi ou Bluetooth.

  • Brenner

    olá vegetando queria ter uma opinião sua qual é o melhor tablet xoom ou ipad2?! levando em consideração que o consumidor é um estudante!preciso editar, ler, etc… documentos!

    • http://freebird.blog.br Vegetando

      Olá Brenner,

      Os dois tablets oferecem bons recursos para estudar, mas o iPad 2 pode ficar em vantagem por:
      – A proporção da tela é melhor para leitura (a do Xoom é melhor para assistir filmes e jogar);
      – Há opção de configuração de layout de teclado para fazer acentuação;
      – A sensibilidade da tela para escrever com stylus é melhor.

      O problema é que o iPad 2 depende muito do iTunes e geralmente tem comunicação limitada com produtos não Apple.

  • Fernando Fraga

    Ola… primeiro parabens pelo post.
    Gostaria de seber como é a coneção desses tablets com linux. É so plugar e trocar arquivos ou tem que instalar algo??? Obrigado!

    • http://freebird.blog.br Vegetando

      Olá Fernando,

      Valeu pelo comentário.

      Sobre a transferência de dados, os tablets com Honeycomb usam o protocolo MTP. Na versão mais recente do Ubuntu, basta ligar o aparelho ao computador por USB e ele é reconhecido sem problema. Em versão anteriores precisei fazer a configuração: http://www.otubo.net/2011/04/using-mtpfs-as-sotare-device-with.html

      Não sei como o Galaxy Tab está atualmente, mas é provável que ele tenha mais opções para troca de arquivos. Nos smartphones, além de ter o MTP, há a opção de uso do UMS para usar o aparelho como pendrive (sem precisar de quaqluer configuração no pc).

      • Fernando Fraga

        Minha pergunta se dá porque nao quero comprar um ipad e ficar escravo do Itunes para poder passar musicas, videos e arquivos em geral. Como sou usuario linux, e ouvi dizer que alguns Tablets nao se comunicao muito bem com o Ubuntu…
        Minha dúvida maior é a seguinte… Tipo se eu conectar meu tablet (independente samsung ou motorola ) o sistema operacional irá reconehcer o tablet como um dispositivo usb normal né?? um pendrive ou hd externo…
        é isso??? valeu…

        • http://freebird.blog.br Vegetando

          Esse é o ponto. Se você usar uma distribuição recente, como o Ubuntu 11.10, irá funcionar. Em versões mais antigas pode ser necessário fazer a instalação de alguns pacotes e outras configurações.

          Funciona de modo semelhante a um pendrive/hd externo.

        • Fernando Fraga

          Poise acabei comprando o Motorola xoom… porem nao tive sucesso ao conectalo ao ubuntu 12.04… vc sabe de algo??? q eu possa fazer?? procurei na web e nada…

  • Lucas_souza

    Ola….tenho uma dúvida: vou comprar um tablet,e já e decidi pelo xoom Só que a minha dúvida é se compro a primeira versão somente com wi-fi ou se compro o xoom 2 media edition tb só com wi-fi já que os dois estão praticamente com o mesmo preço. Qual dos dois é melhor?Quais as reais diferenças entre eles? Estou levando em consideração filmes,música,jogos,editar coisas,praticidade e conectividade. Obrigado!

    • http://freebird.blog.br Vegetando

      Olá Lucas,

      O Xoom original só tem 2 vantagens sobre o Xoom 2 ME: a possibilidde de trocar o sistema para o atualizado pela Google (já está na versão 4.04) e a tela com tamanho maior. De resto, o Xoom 2 ME é melhor, tem uma tela com qualidade maior, maior densidade de pixels, reprodução de som superior e desempenho também superior. Além disso, o aparelho é bem mais fino e leve do que o Xoom original.

      Dessa forma, o Xoom 2 ME deve se sair melhor nos quesitos que você citou. Você só deve ficar conformado com a demora das atualizações do sistema.

      • Lucas_souza

        Obrigado!Tirou todas as duvidas que eu tinha e que ninguem nunca soube responder!vlw

        • http://freebird.blog.br Vegetando

          Que bom que te ajudou. Qualquer coisa, pode ficar à vontade para perguntar.

  • Brenner

    Ola vegetando! Quero lhe pergunta sobre o xoom! Tenho motorola xoom 3g!quero saber o melhor aplicativo q o xoom tem em relacao a edidao de documentos do word, power point e pdf.

    • http://freebird.blog.br Vegetando

      Olá Brenner,

      Eu gosto bastante do QuickOffice HD Pro, mas há outras opções interessantes. Tem uma comparação bem detalhada entre alguns disponíveis em: http://forum.xda-developers.com/showpost.php?p=13912688&postcount=2

      Dá para ver as funções e a compatibilidade com documentos do MS Office.

      • Brenner

        Assim obrigado! Mas tenho outra duvida como faco pra usar o teclado com acentos e outros q naum to conseguindo usar ?

        • http://freebird.blog.br Vegetando

          Brenner,

          Desculpe pela demora. Você diz o teclado virtual ou ligar um físico? No virtual, basta tocar na letra e segurar por alguns segundos que as opções de acento aparecem. No físico, por padrão, não há como. Se você usar um sistema modificado, pode conseguir, mas não cheguei a usar algum para indicar.

  • http://www.facebook.com/people/Givanildo-Secundes/100001053697588 Givanildo Secundes

    Ótima análise, mostrei a vários amigos, que tinham a mesma dúvida que eu.

    Mas mesmo assim mais dúvidas me rondam kkkkkkkk
    Desculpe estar incomodando, mas poderia tirar estas dúvidas? Me balancei muito pelos 2 citados acima, e juntamente pelo Ipad 2 e Pelo Asus Transformer ( o mais novo ). Atendendo as minhas necessidades :
    Estudar : onde inclui-se, visualização de páginas para estudo,edição de texto, assistir vídeos, arquivos PDF, Enviar e receber e-mailscom anexos, imprimir arquivos em rede ( impressora Wireless no caso )
    Entretenimento: Jogos, Filmes ( nem tanto ), Músicas, Redes sociaisblogs e fóruns ( Principais ), Câmera ( nem tanto ).Utilidades: Tenho um Smartphone (Samsung Galaxy Ace) então a necessidade de ser 3G é descartada correto ? “potência” do Wi-Fi, Bom desempenho em aplicativos mais pesados..
    Considerações finais: Acabamento, Tela ( melhor resposta de cores, contraste e brilho, para fotos e imagens ) Bateria ( em termos gerais )
    Não sei se foi pedir muito, kkkkkkkkkk Mas se der, pode solucionar essas dúvidas pra mim levando em considerações versões ( se existir ) do Galaxy Tab 10.1 com entradas pra cartão, e também o Xoom 2 Abração e mais uma vez, ótima análise.

    • http://freebird.blog.br Vegetando

      Olá Givanildo,

      Desculpe pela demora. Bom, vou responder por aqui, mas como são muitos quesitos e opções, a resposta ficou variando muito. Se quiser entrar em contato por e-mail, pode ficar mais fácil ver as dúvidas e responder.

      —-

      Estudo/Trabalho:

      Para estudar, o iPad leva vantagem com relação à proporção da tela, mais confortável para a leitura de textos. Para fazer anotações usando stylus, ele também se sai melhor. A diferença na qualidade da escrita com ele é notável.

      No que diz respeito a aplicativos para edição, todos eles têm boas opções disponíveis para compra. Acho que não faz muita diferença.

      O iPad e o Asus Transformer têm a vantagem de facilitar o uso de teclado externo com acentuação. No caso do iPad, até onde sei, o uso de teclado externo se limita a bluetooth ou feito para ele com dock, enquanto o Transformer a opção de uso de teclado USB, além dos bluetooth e com dock station.

      A troca de arquivos diretamente com o aparelho é dificultada pelo iPad pela dependência com o iTunes. De resto, para a troca de e-mails, não há muito problema que eu saiba. No caso do Android, é simples fazer a transferência seja diretamente ou por e-mail.

      Para imprimir pela rede, também não há problema. Há aplicativos que permitem essa função em todos eles.

      Diversão/Jogos

      Seja iOS ou Android, todos têm boas opções de jogos. O iPad e o Transformer Prime levam vantagem pelo hardware melhor.

      Com relação a filmes, os tablets Android têm a vantagem de terem a tela em formato “wide”, mais conveniente para a função. O Transformer Prime não tem prolemas em exibir filmes em Full HD. Já os tablets da geração passada nem sempre conseguem reproduzir bem. Sendo 720p ou menos, a reprodução pode ser feita sem problema.

      Para música, a vantagem que vejo no iOS é a possibilidade de pagar para ter as músicas legalizadas. O problema é a interação com o iTunes. Os tablest Android já facilitam esse processo se você quiser colocar as próprias músicas.

      Para redes sociais, ambos possuem bons recursos. No caso dos Fóruns, tanto iOS quanto Android têm o Tapatalk. Ele é bem utilizado por fóruns famosos, como XDA Developers.

      Para a câmera, a do iPad provavelmente é a melhor. A câmera do Xoom e do Galaxy Tab são abaixo da média.

      Conectividade

      É tranquilo compartilhar a conexão de smartphone com tablet Android. Então, sendo Android, o modelo pode ser Wi-Fi. Nesse ponto, não sei se há restrição quanto ao compartilhamento para o iPad.

      Pelo teste que fiz com o Xoom, a recepção do sinal é ótima. A do Transformer Prime pode ter mais problemática, pelo que vi de relatos pela Web.

      Construção e Bateria

      Com relação a acabamento, acho o Transformer Prime melhor. O Xoom também tem um bom, emborrachado. Acho o iPad e o Galaxy Tab meio frágeis nesse sentido. De qualquer modo, recomendo usar capa de silicone para todos eles. Preserva o aparelho e evita dano.

      Até onde vi, as melhores telas são do iPad e do Transformer Prime. Se for considerar o novo iPad, ele terá a melhor.

      No que diz respeito a bateria, o Transformer Prime tem o diferencial de ter a dock station que aumenta para 16 horas o tempo de uso. O novo iPad tem boa autonomia, mas tem um ponto contra: demora bastante para conseguir carregar. De modo geral, todos os tablets têm lá uma boa autonomia.

      • http://www.facebook.com/people/Givanildo-Secundes/100001053697588 Givanildo Secundes

        Muito obrigado por tirar todas estas dúvidas, eu tinha puxado mais pelo lado do  Galaxy Tab 10.1 por ja ter um aparelho Samsung e curto muito os aparelhos desta marca.

        Mas depois de sua resposta bastante explicativa, puxei pro lado do Ipad, como sempre ja tinha puxado.. o que vejo desvantagem no Ipad é o caso de não poder expandir a memória, ja que pra comprar com mais espaço de memória fica demasiadamente caro, e o caso dele não ter flash, não sei como a visualização de páginas pode contornar isto, já que em muitos lugares vi que o fato de existir o HTML 5 com vídeo, ja torna a visualização mais respeitável, é que no caso do estudo, muitos sites de pesquisa tem conteúdo em vídeo, é aí que não sei a que recorrer..

        Qual a solução que você poderia me dar ?
        Gosto bastante dos produtos apple por ter uma estabilidadeincrível em seu sistema, e no hardware mais capaz de suprir minhas
        necessidades.

        Como no meu caso seriam 2 Tablets, por ser um pra mim, e um para
        minha mãe, que quer algo mais confortável do que Notebook, para a simples
        navegação de internet, apps para jogos, sites de leitura, e os famosos jogos
        de redes sociais ( é ai que pra ela não sei se é indicado um Ipad )E gostaria também ( se não for pedir muito, claro. ) de me explicar
        sobre esse JailBreak, que muitos dizem que após desbloquearem seu
        aparelho com ele, existem muitas soluções capazes de fazer rodar
        flash sem problema, e muitos outros apps gratuitose coisas do tipo 
        ( não sou a favor disto tudo, minha opção seria realmente mais pelo flash )
        mas se caso fosse a solução realmente, creio que poderia sim fazer =/ .

        Abração, e desculpe ter de lhe fazer ler tanto pra tirar minhas dúvidas
        kkkkkkkkk

        • http://freebird.blog.br Vegetando

          Sem problema com relação aos comentários. Pode ficar à vontade para perguntar. :)

          De certo modo, é consenso que o iPad oferece melhor experiência como tablet por causa da qualidade dos aplicativos. O que mata é realmente o lado restritivo da Apple, com limitação de armazenamento, dependência do iTunes e políticas restritivas de aplicativos.

          O Jailbreak é interessante por ser uma forma de livrar os aparelhos da Apple das restrições de software. Após fazer o procedimento, é possível adicionar ao aparelho recursos que geralmente estão disoníveis no Android, como facilidade de instalação de apps de fontes variadas, flash, personalização da interface, entre outros. Um vídeo interessante mostra 100 vantagens de se fazer o processo: http://www.youtube.com/watch?v=tFlxVXMdI14. Há um pouco de risco no processo, ainda que não seja tão grande, por isso é preciso avaliar se realmente existe a necessidade de fazê-lo.

          Se você realmente está preocupado com espaço, execução de vídeos na Web e jogos em flash, recomendaria um tablet Android. Em especial, acho que os modelos da Asus estão sendo os melhores pela construção, atualização rápida e recursos. Se o Transformer Prime for uma opção, acho que vale bem a pena (o problema é conseguir comprar com o preço em conta). Mas o fato é que geralmente os jogos de sites geralmente têm versões para iOS e Android, então jogá-los na Web não é exatamente necessário.

          A Samsung produz tablets interessantes, mas o Galaxy Tab 10.1 não aceita cartão de memória e a empresa tem demorado para atualizar o aparelho. Se você estiver considerando o Xoom 2 ao invés do 1, também tem que se preocupar em conseguir atualizações para o aparelho. Por isso, realmente acho que os tablets da Asus são mais recomendáveis.

  • http://www.facebook.com/people/Givanildo-Secundes/100001053697588 Givanildo Secundes

    Grande o/
    Achei grandiosa a explicação com o vídeo,
    e me empolguei ainda mais em comprar o Ipad
    vi que com o JailBreak da pra rolar o flash sim,
    e os apps do iOS me surpreendem cada vez mais
    Estou realmente querendo comprar o Ipad,
    a dúvida que me resta é aquela básica de todos esses casos
    Esperar pelo Novo Ipad, ou Optar pelo Ipad 2 ?

    Pois o novo Ipad alem de melhoria no Hardware, tem a tela de retina
    a câmera iSight e uma recepção melhor de sinal Wi-Fi ( ja que vi tambem
    que pelo SmartPhone da pra compartilhar a net 3G do mesmo )e outra coisa notável, é que com o JailBreak voce faz praticamente tudo
    que o android faz, sem ter as custom roms ja que eu nunca fiz nem desejo
    fazer no meu Galaxy Ace, creio que isso não seria vantagem optar pelo android
    por causa desta função..Mas realmente o que me restou foi isso, Novo Ipad X Ipad 2 ( esperar, ou não esperar )Caso a opção seja o Ipad 2, poderia me indicar lojas para efetuar a compra com
    bons preços ? Ja que na loja da Apple está com ótimos preços, contando que
    pagando a vista tem 10% de desconto, via telefone.
    Então é isso, voce está sendo meu herói esses dias, sempre olhando por aqui
    pra saber se ja respondeu ( não é cobrando suas respostas, é realmente ancioso
    por elas, ja que são bastante explicativas ).

    Abração, e mais uma vez obrigado,
    Se achar mais convincente o contato via e-mail,
    é so me indicar o e-mail que posso entrar em contato.

    ( As vezes prefiro por aqui, pois assim pode sanar as dúvidas de outros
    indecisos da vida, igual a mim kkkkkkk )

    • http://freebird.blog.br Vegetando

      Givanildo,

      Demore novamente. Desculpe-me pela demora.

      Sobre iPad 2 vs Novo iPad

      Uma matéria recente da Folha informou que o iPad 2 fabricado no Brasil estaria para ser vendido por aqui (http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1076011-foxconn-ja-fabrica-o-ipad-2-brasileiro.shtml), o que pode trazer redução nos preços. Eu acho que o iPad 2 oferece melhor custo-benefício.

      O novo iPad é certamente interessante, mas acho que a evolução na câmera não é tão importante, já que é desconfortável usar um tablet para tirar foto (a não ser que você realmente espere fazer isso). A tela realmente parece ser um grande fator (ainda mais para um tablet), mas também implica em mais uso de espaço pelos aplicativos. Além disso, o tempo que leva para carregar a bateria foi aumentado consideravelmente. Se você for usar muito o tablet, isso poderá ser um problema.

      Sobre o JailBreak

      Acho que muita coisa que o JailBreak adiciona ao iOS o Android já tem, sem usar custom ROM. Para outras, o Android pode ter com o acesso como root, mas realmente pode não valer a pena fazê-lo. O que você tem que pensar é o seguinte: tendo o iPad e um smartphone Android, você ganhará em diversidade, ainda mais com os bons aplicativos do iOS para tablet, e o bom tempo de vida dos produtos da Apple. Contudo, você perde a oportundiade de aproveitar apps que já tenha comprado para o Android (se é que comprou) e a sinergia entre os produtos Android (que não é lá tão grande).

      Sobre a compra, uma loja que considero bem confiável e, geralmente, com bons preços é a FastShop (http://www.fastshop.com.br). Mas é possível que outras lojas tenham preço melhor.

      • http://www.facebook.com/people/Givanildo-Secundes/100001053697588 Givanildo Secundes

        Obrigado novamente amigo.
        lendo uma matéria sobre os Ipads muito interessante
        Notei que é mais vantagem comprar o Ipad 3 por hora.
        No caso -> Pra quem não tem nenhum, Compre o 3.
        Se ja tem o 2, continue com ele.
        O resumo da matéria se estendeu a isso, pois la mencionou 
        o caso da revenda futura, pois a diferença de preço dos dois
        é de 250 reais, mas 1 ano depois, ele ja será ultrapassado em
        2 anos, no caso teria uma queda de 500 reais de valorização 
        do produto ( base de cálculo em um produto impecável com 1 ano
        de uso ) justamente por causa do 3 ja existir, e ja haver lançado,
        (um possível lançamento, apos todo esse tempo ) o Ipad 4.

        Ai levando em conta sobre economizar agora e perder depois,
        decidi comprar o 3, ja que para uma revenda meu produto
        não estará tão desvalorizado, agradeço de verdade por toda a
        ajuda, voce foi determinante em minha escolha, caso eu realize
        a compra do produto, ou de ultimo caso decida pelo Ipad 2, postarei
        aqui minha experiencia de compra e com o produto.Mais uma vez obrigado, e até breve.
        abração o/

        • http://freebird.blog.br Vegetando

          Gilvanildo, obrigado pelas considerações. Se você comprar, volte mesmo para passar as impressões. :)

          Espero que satisfaça suas necessidades.

  • http://twitter.com/ElnLittle Eln.carvalho’

    Ola ,
    Estou muuito na dúvida entre os dois aparelhos … em relação a utilização do mesmo chip do meu celular .. ao ligarem para mim dara ocupado como o Ipad ? ou consigo atender normalmente nos 2 aparelhos ?

    • http://freebird.blog.br Vegetando

      Olá,

      Infelizmente não tenho uma versão 3G de tablet, só a com Wi-Fi. Contudo, até onde sei, os tablets não permitem essa função. O tablet que sei que permite isso é o Galaxy Tab original.

  • Bruno Bernardo

    Olá Vegetando. Como vai?
    Cara, vai uma pergunta de leigo que não entende nada sobre os tablets, mas quer entrar nesse meio.
    Eu preciso fazer um “pacote de dados” para usar o tablet? Ou posso ficar apenas com o acesso dispocível como o wi-fi de casa ou do trabalho?
    As operadores vendem os tablets juntamento com os pacotes. Isso encaresse muito o produto.

    Atenciosamente,
    Bruno Bernardo

    • http://freebird.blog.br Vegetando

      Olá Bruno, tudo certo e contigo?

      As operadoras costumam vender o modelo Wi-Fi + 3G para poderem associar um plano de dados e ganharem com isso. Contudo, você pode usar o tablet apenas com acesso Wi-Fi, sem problema. O que pode acontecer é o aparelho exigir a inserção de um SIM Card (chip) na primeira utilização.

      Se você não está querendo usar plano de dados, recomendo que procure a versão apenas com Wi-Fi do tablet. Além de ser mais barata, ela costuma ser atualizada mais rapidamente, por não depender da liberação da atualização pela operadora. Você pode usar Wi-Fi de casa, trabalho ou compartilhado por smartphone para fazer acesso à Internet.

      Lojas como FastShop e PontoFrio costumam ter os aparelhos com bom preço. No caso do segundo, geralmente dá para conseguir um desconto a mais pela página do Facebook que gera cupom de desconto.

  • Gustavow

     Bom dia; sou médico e preciso de um tablet para ler artigos e livros, além de armazená-los.
    Além disso, usarei para fazer planilhas e aulas no PowerPoint. Não usarei para ver filmes ou jogos.
    Estou entre o Xoom 2 e o Galaxy 10.1. As duvidas são: o GALAXY mas tem 16 Gb e não tem cartão. O Motorolla tem 32 G  Para este uso, 16 g está bom? Tem como conectar pendrive em ambos?
    Obrigado

    • http://freebird.blog.br Vegetando

      Olá Gustavo,

      Para esse uso, acho que 16 GB está de bom tamanho. Se você já tiver a versão digital dos artigos e livros que costuma ler, seria interessante ver o tamanho total deles e ver quanto de espaço ocupam. Se eles tiverem muita imagem em alta qualidade, o espaço pode ser comprometido.

      Tanto o Xoom 2 quanto o Galaxy Tab precisam de adaptador e dependendo da versão do Android, eles conseguem maior ou menor compatibilidade com dispositivos conectados por USB. A diferença é que o Xoom 2 usa um micro-USB que é comum e pode ser usado em outros aparelhos. O do Galaxy Tab tem um formato proprietário que funciona em alguns aparelhos da Samsung.Você pode encontrar ambos no Mercado Livre. Basta colocar o nome do aparelho e “usb otg” que já devem aparecer resultados.

      A versão 2 do Galaxy Tab está para sair. Ela virá com opção para uso de cartão de memória, para evitar problemas futuros com espaço.

  • Douglasgossling

    ola vegetando td bem
    eu queria tirar uma pequena duvida qua e o melhor tablet para reproduzir filmes, videos e series baixadas de um pc comum.? valeu esper resposta um abraco

  • Amanda

    Boa noite, gostaria de um tablet para estudar, levar pra faculdade e também ter acesso as redes socias, filmes, jogos.. Gostaria de saber qual seria o melhor pra mim o Xoom ou o Galaxy? Espero pela resposta, obg abraço.

  • http://twitter.com/sidineyr Sidiney Rodrigues

    Por mais que ela me esteja fazendo raiva, acho que vou ter que me render a samsung 

  • http://www.facebook.com/people/Givanildo-Secundes/100001053697588 Givanildo Secundes

    Voltando aqui depois de alguns meses, venho constatar que minha escolha pelo Novo Ipad foi inegavelmente a melhor que eu poderia ter feito, e com os benefícios do Jailbreak principalmente. Tenho ótima duração de bateria condicionado o perfeito funcionamento dos apps, câmera fantástica, digitação se torna simples e amigável ao 1º uso, estou aberto a dúvidas e perguntas pelo meu e-mail: givanildogs@hotmail.com, que tenho dicas de apps, acessorios e onde comprar e várias outras coisas interessantes, e ja ia me esquecendo, a quem ta preocupado com o flash, por favor o unico problema que tive com ele, foi quando minha mãe pediu pra jogar no fliperama ^^, então nem se preocupem que o iPad da conta do recado em todas as ocasiões simples e avançadas do meu uso e também conta com um navegador especializado em abrir sites completos inclusive em Flash, sem mais a dizer sobre este excelente aparelho.

  • Antonio Tavares

    Ola Vegetando estou afin de comprar um tablet queria um tablet para games e não sei se vale a pena o xoom 2 media edition ou o galaxy tab 2 10.1 vc poderia me ajudar?

    Atenciosamente
    Antonio

    • rts104333

      Xoom 2. Media edition sem dúvida. Eu tenho. E recomendo, vou compar outro, e bom até no preço $…….

  • albert_tech

    Apple Produtos, Smartphone e Androids, nós fornecemos celulares boas qualidades e manter nossos clientes satisfeitos em todo o mundo, Você pode comprar conosco em boa confiança, transporte seguro e entrega ao seu destino final.

    LTE iPhone 5 16GB – $ 500usd
    IPhone 4s 16GB – $430usd
    Samsung Galaxy S3 GT-i9300 – $415usd
    Samsung Galaxy Note II N7100 – $450usd
    HTC One X – $350usd
    Nokia Lumia – 900 LTE $300usd
    Sony Xperia S LT26i – $300usd
    Motorola RAZR i XT890 Black – $400usd
     
    Para mais detalhes Encomendar fornecer-nos com o seu (nome completo, endereço de entrega e número de telemóvel)
     
    Contacte-nos hoje Via: albert-tech@techie.com  (Albanie George)

  • JCALMEIDA1970

    ESTOU QUERENDO DAR PARA A MINHA FILHA O MOTOROLA XOOM, ACHA UMA BOA COMPRA, O PREÇO DELE ESTA MUITO BOM, ABAIXOU BEM, E COM 32 G DE MEMÓRIA

  • Halesther

    Bom dia.

    Por favor me ajude. O adaptador de HDMI e USB vem na caixa? Ou tenho que comprar separado? Se nao vier na caixa, quanto custa em média?