Skip to content

October 8, 2009 -

7

Mitos do N900 – Data de lançamento e do envio adiada?

N900 - Entrega prevista para 30 de Fevereiro?

N900 - Entrega prevista para 30 de Fevereiro?

Um dos assuntos relacionados ao N900 mais comentados dos últimos dias é o possível – ou já ocorrido – adiamento na entrega do aparelho e de sua chegada às prateleiras. Há muita confusão nesse tópico e muita informação desencontrada. Depois de bastante trabalho, digerimos tudo o que encontramos para avaliar esse mais-que-recorrente mito: “a data de lançamento do N900 foi realmente alterada?”

Antes de mais nada, um pouco de história. No início de Agosto de 2009 começaram a surgir boatos de um novo Internet Tablet da Nokia, o tão esperado sucessor do N810. Inicialmente conhecido por Nokia RX-51 (id do aparelho na FCC)  e Nokia Rover (codnome), fotos, comentários e muita especulação surgiram em torno do novo aparelho. No meio de Agosto, o interesse pelo código RX-51 atingiu seu ápice. Em 27 de Agosto, a Nokia fez o anúncio à imprensa do novo dispositivo, que ocasionou uma explosão de interesse no aparelho. E no dia 2 de Setembro, durante o Nokia World 2009 (evento que anunciamos e cobrimos), foi feito o anúncio oficial e o início da venda (em preorder) do aparelho em vários países do mundo, que nós também divulgamos.

Nessa época, ninguém se ligou muito nas datas de entrega. O frisson foi tão grande  que a maior parte da galera estava mais preocupada em garantir o seu N900 que em quando a entrega seria feita. De longe o interesse no N900 foi muito maior que nos demais Internet Tablets. Mas com o tempo a ânsia por datas de lançamento foi aumentando. E datas foram surgindo.

Wikipedia: N900 era previsto para 27 de Setembro nos EUA e 19 de Outubro em alguns países da Europa

Wikipedia: N900 era previsto para 27 de Setembro nos EUA e 19 de Outubro em alguns países da Europa

A primeira suposta data de entrega foi para os EUA, 27 de Setembro. Essa fez muito sucesso e foi papagaiada por inúmeros portais e blogs mundo afora. Mas essa já foi, e nada do N900.

O segundo boom de boatos foi em torno de 1º de Outubro. Mas já se passou uma semana. E nada. De novo.

A data mais próxima  e provavelmente furada é 19 de Outubro, para lançamento em 9 países da Europa. Da mesma forma que as outras datas citadas já não é possível encontrar nada oficial hoje que faça com que ela seja válida. Tanto que a Wikipedia foi atualizada dizendo que 27 de Setembro e 19 de Outubro eram as datas previstas para lançamento. Não que se possa confiar piamente nos dizeres da Wikipedia. Mas como nós, mais alguém acredita que essas datas já eram. (A propósito, não fui eu que editei só para colocar aqui, ok?)

Um ocorrido que mais contribuiu para confusão que para o esclarecimento foi a resposta dada por Peter Schneider, responsável pelo marketing dos dispositivos Maemo na Nokia, a um dos posts sobre o adiamento do lançamento do N900:

@BANGBANGTECH Sorry, my news and hype friend, there is no announcement from Nokia that the #N900 shipment would be delayed.

Eu não me arrisco a tirar conclusões profundas desse pronunciamento. É mais fácil se perder do que achar resposta. A Nokia não anunciou que o envio seria adiado. É fato. Mas ela também não tinha se pronunciado a respeito do envio antes. Então… ah, deixa para lá.

Maemo 5 - Só 9 downloads disponíveis até agora

Maemo 5 - Só 9 downloads disponíveis até agora

Essas mudanças de datas provavelmente são reflexos do estado do Maemo 5, que aparentemente ainda não está terminado. Dois dias atrás foi anunciada o Final SDK do Maemo 5. Na área de downloads do Maemo 5 no site oficial, há apenas 9 aplicações para serem baixadas. E no repositório Extras do Maemo 5 (aka Fremantle), vê-se a mesma escassez de aplicações. Pode ser apenas uma maneira de esconder o jogo. Mas a impressão é que as coisas não estão totalmente prontas. E nós não somos os únicos com essa ideia na cabeça.

Mas não há porque temer: o N900 não deve demorar muito para chegar. Hoje, as datas de envio do N900 giram em torno do fim de Outubro e início de Novembro. Algumas datas de entrega são nebulosas (como no Reino Unido e Itália), outras são bem definidas (como nos EUA e Alemanha). Mas o que importa é que todas apontam para o lançamento no fim do mês. Além disso, fontes obscuras confirmam os fatos. Essas datas de entrega devem (deveriam?) ser mantidas.

Datas de entrega do N900 (de cima para baixo) No Reino Unido, Itália, EUA e Alemanha. Em todos os casos, a data de entrega está definida entre fim de Outubro e início de Novembro

Datas de entrega do N900 (de cima para baixo, da esquerda para a direita) No Reino Unido, Itália, EUA e Alemanha. Em todos os casos, a data de entrega está definida entre fim de Outubro e início de Novembro

Propaganda do N900 em Portugal

Propaganda do N900 em Portugal

Além disso, já há propaganda do N900 em alguns países da Europa.

Em suma, para quem olha hoje para as datas, elas aparentemente não foram e nem serão alteradas. Mas para acompanhou as datas desde o anúncio do aparelho, com certeza rolou muitas alterações. Como não ouve um pronunciamento oficial da Nokia em nenhum momento com relação à data de lançamento, não é possível afirmar com propriedade que as datas foram modificadas. Portanto, é plausível acreditar que houve um adiamento.

Lembrem-se: se você souber de algum mito sobre o N900, contate-nos!

Posts Relacionados