Skip to content

October 8, 2009 -

5

Contagem regressiva para Maemo Summit… 0!

Amanhã começa o Maemo Summit 2009, evento anual organizado pela Nokia e pela comunidade Maemo que está em sua segunda edição. Membros da comunidade de todo o mundo estão/estarão em Amsterdam unidos para trocar experiências e principalmente para interagir além do IRC.

O evento acontece de amanhã até Domingo (9, 10 e 11 de Outubro), com uma pequena etapa rolando hoje (para nós, porque já é sexta na Alemanha [edit]Holanda[/edit], mas não deixa de ser sexta na Alemanha também), para adiantar o cadastramento e uma choppada (que aconteceu aqui).

Westergas fabriek HDR - Fiquei com mais vontade de estar lá depois de conhecer o local pelas fotos

Westergas fabriek HDR - Fiquei com mais vontade de estar lá depois de conhecer o local pelas fotos (foto de localjoost, compartilhada via Creative Commons)

Sem sombra de dúvida é o maior evento que eu conheço da comunidade Maemo. Serão 400 participantes, 4 salas (que como tinham nomes complicados em alemão [edit]holandês[/edit] foram rebatizadas espertamente pelos participantes de 770, N800, N810 e N900) bem grandes com várias dezenas de apresentações/palestras/painéis/afins simultânea/os .  Tudo isso dentro do WesterGasFabriek, um lugar gigante e muito bonito em Amsterdam. (Tanto que foi para minha lista de lugares para visitar quando estiver na Europa, caso em algum dia remoto eu consiga ir para lá).

Como no Nokia World 2009, o evento acontece [edit]na Alemanha e[/edit] por sorte ou não! no mesmo fuso: GMT +2 (GMT +1, fuso de Amsterdam +1 do horário de verão da Europa Central). Isso significa que para acompanhar tudo ao vivo você precisa acordar às 5 da manhã. Ok, parace difícil. Eu faço isso por vocês. De novo :-).

Há uma divisão interna entre as organizações para os três dias do evento: um fica por conta da Nokia (e será amanhã, dia 8) e os outros dois (Sábado e Domingo), por conta da comunidade. Como os objetivos e ensejos são bastante distintos, é como se houvesse dois eventos dentro do Maemo Summit. Nada que segregue o evento, mas sim que dá duas faces para ele.

(Se você não quer saber detalhes do que acontecerá lá, pule os próximos dois parágrafos :-))

Amanhã, o dia da Nokia, começa às 9:00 (4:00 aqui) com mais uma etapa de cadastramento para quem não chegou na Quinta-feira. Às 10 Peter Schneider, cabeça do marketing do Maemo na Nokia, comanda a abertura. Às 10:15 (5:15 aqui) acontece a palestra sobre Maemo 5 e N900 de Ari Jaaksi, um dos comandantes da divisão de dispositivos Maemo na Nokia e quem primeiro anunciou o que seria o N900, ainda em 2008. Às 11, o Diretor Executivo da Linux Foundation apresenta sua palestra sobre o porque (GNU/)Linux terá um papel crítico nas mudanças de panorama da computação. Jose-Luis Martinez Merino, também do marketing da Nokia, apresenta às 11:45 (6:45 aqui) a importância do Maemo na Nseries. Para finalizar a parte da manhã (antes do rango lá), o diretor de planejamento de produtos Maemo Janne Heikkinen faz uma apresentação sobre algumas oportunidades para desenvolvedores no Maemo 6.

Depois do almoço (14:15 lá, 9:15 aqui) e antes de uma bateria de palestras simultâneas acontece uma entrevista com Ari Jaaksi sobre o porque a comunidade Maemo importa para a Nokia. As palestras da tarde de Sexta acontecem em três salas apenas (ao contrário de Sábado e Domingo, que ocuparam as 4 salas disponíveis). Alguns destaques são o painel de user experience, a apresentação com demos ao vivo de Qt cross-platform, e palestras sobre Mer, Firefox no Maemo, aplicativos orientados a negócios e sobre arquitetura do Maemo 6. Tudo isso entre 15 e 18 (10 e 13 aqui). Depois disso, às 20 (15 aqui), vai ter mais festa lá.

E isso é só o primeiro dia. Para os próximos, o volume de informação esperado é ainda maior. Nós vamos acompanhar tudo e postar assim que possível o que for mais relevante aqui. Até lá, vocês podem nos acompanhar via twitter e identi.ca e também acompanhar a tag do evento, #maesum.

Posts Relacionados

  • Pingback: Free Bird (freebirdbr) 's status on Friday, 09-Oct-09 03:16:49 UTC - Identi.ca

  • Aknaton

    Bom dia!
    Gostei da noticia,vou acompanhar com atenção!
    Uma das coisas que me irrita no maemo é de não poder determinar a onde instalar os aplicativos!Deveria ter essa opção como ha no Symbian!
    Olaaa desenvolvedores,programadores e etc…
    Um abraço!

  • Pingback: Maemo Summit 2009 – Dia 2 « Free Bird

  • Pingback: Free Bird » Maemo Summit 2009 – Dia 2

  • panaggio

    Paulo, não entendi exatamente o que você quer fazer.

    Os aplicativos ficam instalados num local padrão, como é feito em todo sistema Unix-like. Assim fica fácil gerenciar automaticamente atualizações, dependências e um monte de outras coisas que só são encontradas em sistemas GNU/Linux e Unix.

    Se o que você quer é só colocar um ícone num determinado menu, isso é configurável. Se o que você quer é colocar efetivamente um aplicativo num diretório diferente, isso também é possível. Mas não via gerenciador de aplicativos.

    Fato: em GNU/Linux, praticamente tudo é possível. Mas as coisas nem sempre são tão visíveis e fáceis como gostaríamos que fossem.